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  • 10/03/2016

Portagens belgas

Tudo indica que no próximo dia 1 de abril entrará em vigor o novo sistema de cobrança de portagens em território belga.

Contudo, de acordo com as últimas notícias que nos chegaram, existem sérias dúvidas se os dispositivos oficiais disponibilizados pela Satellic serão suficientes para cobrir todos os pedidos efetuados pelas empresas de transportes para equipar os seus veículos e mais ainda, se até à data de entrada em vigor deste novo sistema,  o governo belga não aprovar outros dispositivos de cobrança eletrónica de portagens diferentes do fornecido atualmente pela Satellic.

As opções para o pagamento das portagens são:
  • Utilizar o dispositivo eletrónico de cobrança de portagens (OBU) fornecido pela Satellic. De referir que este OBU é o único que até ao momento está homologado pelo governo belga para utilização exclusiva no seu território;
  • Utilização de outros dispositivos eletrónicos de cobrança de portagens (OBU) que venham a ser homologados pelo governo belga, como é esperado que seja o caso do VIAXXES SAT, que neste momento funciona em interoperabilidade no território francês, português, espanhol, belga (apenas para o túnel de Liefkenshoeck). Caso o VIAXXES SAT venha a ser homologado pelo governo belga, este passará a funcionar em 4 países e eventualmente também na Áustria, se oficialmente se confirmar até ao final do ano.   
 
Neste momento, a entidade que gere o sistema VIAXXES SAT está a desenvolver todos os esforços para que o seu OBU seja homologado antes da data de entrada em vigor do novo sistema de cobrança belga. Além disso, tanto os responsáveis da AXXES como da SATELLIC estão já a realizar os últimos testes, disponibilizando assim o equipamento da AXXES como uma solução alternativa confiável, prática e que funcione em mais países sem necessidade de mais equipamentos.   
 
Em todo o caso, o governo belga deverá garantir nos próximos dias que, o novo sistema de cobrança de portagens estará em condições de entrar em funcionamento no dia 1 de abril e além disso, que os restantes dispositivos de cobrança de portagens sejam homologados, de forma a que se assegure que todos os transportadores europeus tenham o respetivo OBU instalado no veículo de forma a circularem no território sem serem sancionados.
 
A ANTRAM irá continuar a acompanhar a evolução deste novo sistema de portagens belga e logo que sejam conhecidas novidades, daremos conhecimento.

Consulte todos os detalhes relativos às novas portagens belgas aqui.
 
Fonte: FEGATRAMER/CETM – 9/março/2016 


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