Comunicação ›› Divulgação

(Atualização) Levantamento de restrições em alguns países europeus

(atualizado às 17h30 do dia 7 de abril)


Áustria
(atualizado às 15h30 do dia 3 de abril)

As restrições à circulação gerais (fins de semana e feriados) foram levantadas até 19 de abril, excepto as restrições especiais/complementares (por exemplo as do Tirol) e noturnas.

Alemanha
(atualizado às 9h00 do dia 1 de abril)
As autoridades alemãs acabam de anunciar o levantamento das restrições à circulação de fim-de-semana e feriados para os veículos pesados. As restrições aplica-se somente em alguns estados federados e em alguns casos a todo o tipo de mercadoria e noutros, a determinados tipos de produtos como por exemplo produtos de higiene e alimentos de longa duração. Clique aqui para ter acesso ao documento oficial.
 

Espanha
(atualizado às 17h00 do dia 6 de abril)
Como última atualização, o governo espanhol levantou algumas das restrições à circulação que estarão em vigor enquanto durar o estado de alarme.

Assim, as restrições que foram levantadas dizem respeito a:

- Carga geral, ADR e transporte especial, nos dias e estradas mencionadas neste link - http://www.dgt.es/images/Resolucion_DGT-2020_Anexo-II_15-01-2020_VI.pdf
(sem restrições nos dias e horários assinalados no link acima)

- Mercadorias perigosas e veículos afetos ao transporte especial, nos seguintes dias e estradas (excepto no ponto 2.º A e B): http://www.dgt.es/images/Resolucion_DGT-2020_Anexo-V_15-01-2020_VI.pdf

note-se as seguintes ressalvas:
1. para os veículos afetos ao transporte ADR no dia 12 de abril (restrição das 8h00 às 24h00)

2. para o veículos afetos ao transporte ADR em alguns dias da semana e estradas especificas - referidas no ponto 2.º, A deste link).

3. para os veículos com autorização especial de trânsito nos dias 12 e 13 de abril e no acesso a algumas cidades em horários especificos - referidas no ponto 2.º B deste link).

4. Em algumas estradas nacionais - ver aqui.

5. O cumprimento da obrigação de se circular pelo RIMP.
Fonte: neste link - DGT.

- Transporte de mercadorias no território da Catalunha (clique aqui para ver o documento)
note-se a seguinte ressalva:
1. o cumprimento da obrigação de se circular pelo RIMP.

- Transporte de mercadorias (carga geral, ADR e transporte especial) no País Basco (clique aqui para ver o documento).

note-se a seguinte ressalva:
1. o cumprimento da obrigação de se circular pelo RIMP.


França
(atualizado às 17h30 do dia 7 de abril)

As restrições à circulação de fins de semana, vésperas e feriados, e no Ille de France foram levantadas (i.e as referidas no ponto 1 e 4 das restrições anuais francesas). Esta exceção entra em vigor a 21 de março e termina a 20 de abril (Ver aqui o decreto francês).


Luxemburgo
(inserido às 17h30 do dia 7 de abril)

As restrições à circulação de fins de semana, vésperas e feriados foram levantadas. Esta exceção entrou em vigor a 20 de março e termina aquando de novo aviso das autoridades.
Ter em atenção que as restrições previstas para quem se dirige do Luxemburgo para a Alemanha * serão aplicadas a partir das 23h30 do dia 9 de abril até às 21h45 do dia 10 de abril.
nota: * ver restrições alemãs uma vez que este estado apenas levantou as suas restrições em alguns estados e para alguns tipos de mercadorias.

Itália
(atualizado às 17h30 do dia 7 de abril)
O Ministério das Infraestruturas e Transportes da Itália assinou um decreto suspendendo as proibições de tráfego de veículos pesados de mercadorias com massa total máxima superior a 7,5 toneladas, em todas as estradas fora das áreas urbanas (inclui-se aqui as de domingo e as previstas para os dias 10, , até informação em contrário. Esta medida aplica-se a veículos em trafego internacional. O texto do decreto está disponível aqui.


Hungria
As autoridades húngaras decidiram levantar as restrições à circulação de fins-de-semana até informação em contrário (ver informação neste link).

República Checa
(atualizado às 17h30 do dia 7 de abril)

Tal como tem estado a acontecer noutros países, o governo checo já anunciou o levantamento das restrições à circulação nas autoestradas e estradas de classe I (fins de semana e feriados). Esta medida estará em vigor enquanto durar o estado de emergência.


Ver síntese das restrições na europa até 20 de abril aqui.



« voltar