Comunicação ›› Informações rodoviárias

  • 12/12/2017

Eslovénia - Sistema de portagens eletrónico

Forma de cobrança: As portagens eslovenas são cobradas através da instalação de uma unidade controle (DarsGo unit) no veículo. Esta unidade de controle é obrigatória para todos os veículos (Peso Bruto superior a 3.5ton.) que circulem nas ias sujeitas a pagamento de portagens. Todas as informações sobre o DarsGo unit disponíveis neste link.

Vias abrangidas:
autoestradas e vias rápidas, num total de 623.30km, divididos por 128 pórticos/secção.
 
Tarifas a cobrar: As tarifas a pagar são devidas por cada secção de estrada percorrida, número de eixos e classe EURO a que o veículo pertença. Sempre que o veículo passa por um dos pórticos instalados ao longo das vias sujeitas a portagens, a respetiva tarifa é debitada. Veja neste link os valores das tarifas em vigor.
 
Neste link terá à sua disposição uma “ferramenta” de calculo do valor final de portagens a pagar mediante o percurso realizado.
 
Onde adquirir o Dars GO unit: Veja neste link a localização dos centros de clientes do DarsGo servis. Os veículos que ao entrarem na Eslovénia ainda não tenham o DARS unit, ficam autorizados a circular sem o mesmo até ao primeiro centro de clientes do DarsGo servis. Caso contrário serão sujeitos ao pagamento de uma coima.

Formas de pagamento das portagens eslovenas:
  • Conta pré-pago: Com carregamentos, quer seja através de dinheiro, cartões de credito, debito ou combustível;
  • Conta pós-pago: Necessário garantia bancária;
  • Pagamento antecipado/retroativo: utilizações menos frequentes.
Informações adicionais sobre o modo de pagamento disponível aqui.     

No site da DarsGo existem informações complementares ao novo sistema de portagens eletrónicas esloveno - https://www.darsgo.si/portal/en/home  
 
Fonte: DARS/APCAP
Informação atualizada a 14 de janeiro de 2020


« voltar