Comunicação ›› Informações rodoviárias

Reino Unido: Manutenção dos sistemas alfandegários

As autoridades britânicas (HM Revenue & Customs-HMRC) acabam de anunciar a implementação de atualizações importantes aos sistemas CDS & CHIEF, que irão afetar também o sistema GVMS, agendadas para os dias 25 e 26 de fevereiro. Além disso, as autoridades alertam também para a greve anunciada pelos sindicatos das alfândegas, prevista para os dias 17 e 20 de fevereiro, que terá igualmente impacto nos portos ingleses localizados a sudeste do país.
 
Quanto à manutenção dos serviços alfandegários, a mesma será efetuada de acordo com o seguinte plano:
- sistema CHIEF - sábado, 25 de fevereiro, entre as 21h30 e as 23h00;
- sistema CDS - sábado, 25 de fevereiro, entre as 21h30 e as 4h30, do dia 26 de fevereiro de 2023.
 
Assim, as declarações aduaneiras que sejam enviadas através dos referidos sistemas, durante o período de manutenção, só serão processadas no final desse período.
Alertamos que quanto à criação, atualização ou submissão de uma referência de movimentação de mercadorias (GMR), durante esses períodos, são esperados constrangimentos.
 
Quanto ao impacto que a greve agendada pelos sindicato poderá ter na manutenção dos serviços alfandegários, informamos que, uma vez que os funcionários alfandegários são membros desse sindicato e vão participar na mesma, os constrangimentos nos serviços são expectáveis.   
Esta greve poderá afetar efetivamente o movimento de veículos de mercadorias com destino ao Reino Unido, nos portos franceses de Calais e Dunquerque e no Terminal Coquelles Eurotunnel.
 
As empresas que tenham planos de transporte para os dias referidos, devem estar cientes de que pode haver interrupções e atrasos nos portos a sudeste e nas instalações de fronteira interna do Reino Unido (informação adicional disponível neste link IBFs).
 
Fonte: HMRC


« voltar