Comunicação ›› Divulgação

Acondicionamento da Carga, Estiva e Amarração

Países como Espanha, Alemanha, Holanda, Bélgica e Reino Unido efetuam verificações rigorosas quanto ao acondicionamento e fixação da carga. As entidades fiscalizadoras têm vindo a aplicar coimas devido ao incorreto acondicionamento da carga. Desde o dia 1 de Janeiro de 2018, as autoridades portuguesas também passaram a efetuar estas inspeções rigorosas em estrada.

Perante esta situação, e tendo por base as obrigações legais previstas e normas relativas ao tipo de material a utilizar na amarração da carga, as empresas deverão garantir que a mercadoria se encontra devidamente acondicionada e estivada, de modo a não colocar em causa a segurança do motorista, dos outros utentes da via, e da própria mercadoria.

Não existe um método universal quanto ao acondicionamento e estiva da carga. Pelo que as empresas terão de ter em conta o tipo de mercadoria a transportar, a sua forma, peso e dimensão, o modo de embalagem, e o local onde esta vai ser colocada no veículo.

Dadas as especificidades de cada empresa, através destas componentes, a ANTRAM disponibiliza formação específica nas instalações da empresa. Através de uma vertente teórica e prática, construímos uma formação adaptada ao tipo de mercadoria e métodos a utilizar pela empresa, com vista à eficiência dos processos e à segurança rodoviária.

O conhecimento técnico dos nossos formadores garante aos colaboradores da empresa o conhecimento dos princípios fundamentais que permitam sistemas de segurança na estiva das mercadorias, concebendo soluções eficientes para o cumprimento das obrigações legais.

9
Tenha em atenção que mercadoria mal acondicionada poderá, por consequência, a aplicação de coimas e custos operacionais elevados para as empresas de transportes.
 
Para mais informações sobre a formação “Acondicionamento de Carga, Estiva e Amarração”, contacte: dircomercial@antram.pt
 
Ou peça uma proposta preenchendo o seguinte formulário:

10
Reveja as notícias da ANTRAM sobre este tema:


20-6-2018: Espanha: responsabilidade pela estiva/amarração da mercadoria já está definida

26-3-2018: Espanha: Acondicionamento da mercadoria


« voltar