Comunicação ›› Divulgação

Campanha de Sensibilização – Peste Suína Africana (PSA)

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) encontra-se a promover uma campanha de sensibilização alertando para os malefícios da Peste Suína Africana (PSA), uma doença causada por um vírus que atinge todos os suídeos domésticos e selvagens.

Atualmente o vírus da PSA está ativo nos países bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia), na Bulgária, Polónia, Roménia, República Checa, Itália, Moldávia, Hungria, Ucrânia e Federação Russa (parte europeia).

Todavia, apesar de a PSA não ser transmissível aos humanos, pode causar graves percas económicas e surge como principal entrave ao comércio internacional dos animais e seus produtos.

O público-alvo desta campanha da DGAV são sobretudo os viajantes e os motoristas de transporte internacional de mercadorias e de pessoas, que devem, desde já, ficar a par da gravidade desta doença e das regras de prevenção para evitar a entrada de PSA em Portugal.

Face ao agravamento da doença, foi aprovado, pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural um Plano de Ação para a prevenção da PSA. Este plano contém as medidas preventivas, bem como aborda a preparação da contingência em caso de ocorrência de um foco da doença. Sugerimos, por isso, a consulta atenta deste documento.

Aceda aqui ao Despacho n.º 5608/2019, de 12 de junho, emitido pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.


« voltar