Comunicação ›› Informações rodoviárias

Bulgária: sistema de portagens para veículos pesados

O sistema de portagens búlgaro em síntese…
 
1. Entrada em vigor: 1 de março de 2020
 
2. Vias abrangidas: autoestradas e estradas de 1º classe
 
3. Veículos abrangidos: todos os veículos de mercadorias, de peso bruto superior a 3.5ton.
 
4. Tarifas aplicáveis: As tarifas atuais, que entrarão em vigor no dia 1 de abril de 2025, vão manter-se em vigor até ao dia 31 de agosto de 2025. A partir dessa data, as tarifas serão substituídas pelas novas tarifas cobradas por km percorrido. Ver neste link as tarifas em vigor.

Se o veículo automóvel circular na rede rodoviária sujeita a portagem, sem o "Route Pass" previamente adquirido para o respetivo troço ou não possuir dispositivo de bordo ou localizador GPS válido ou não estiverem incluídos e não transferirem dados em tempo real, o sistema eletrónico registará uma infração. O condutor é obrigado a parar quando for apresentado um alerta do posto móvel de portagens.

As autoridades de controlo irão exigir o pagamento de uma taxa de compensação, que também pode ser paga com cartão bancário através de um terminal POS. O seu pagamento permite ao infractor evitar qualquer punição administrativa pela respectiva infracção.

O valor das taxas compensatórias para veículos pesados ​​com mais de 3,5 toneladas para o período de 1 de abril de 2025 a 31 de agosto de 2025, podem ser encontradas neste link.


5. Formas de pagamento:

Route pass:
Para quem não tenha o OBU/GPS, pode ser adquirido este "route pass", será necessário no momento da sua aquisição, indicar o local de partida e local de destino, sendo possível mencionar até 4 pontos. Além disso, será necessário indicar as características do veículo (matrícula, país de registo, peso bruto, classe euro, e número de eixos). O route pass é válido somente para um período de 24 horas que serão contadas a partir do momento em que o mesmo é ativado.

O Route pass pode ser adquirido em algumas áreas de serviço, através da internet (ver link aqui).

GNSS on-board unit (OBU): As portagens podem igualmente ser pagas através da aquisição de um OBU. Veja com o seu fornecedor atual do seu equipamento eletrónico de portagens, se o mesmo pode ser usado em território búlgaro.


6. Informação adicional disponível em:


« voltar