QUESTIONÁRIO: Substituição de tacógrafos versão 2
Os veículos pesados afetos ao transporte internacional, equipados com tacógrafo digital/analógico, vão ter de efetuar a sua substituição pela versão do tacógrafo inteligente versão 2 (G2V2) até 31 de dezembro de 2024.
Do mesmo modo, os veículos equipados com um tacógrafo inteligente versão 1 (G2V1), vão ter que o substituir por um tacógrafo inteligente versão 2 (G2V2), o mais tardar em 18 de agosto de 2025.
Face ao calendário legal e pelo menos no que à realidade portuguesa diz respeito, este é um cenário deveras preocupante e de difícil concretização, não só pelos prazos curtos concedidos, como pelos poucos centros disponíveis para realizar esta substituição assim como, pelo o elevado esforço económico exigido às empresas com aquisição destes aparelhos, principalmente numa altura de grandes dificuldades económicas.
Assim, é por demais importância que o Estado Português considere a defesa da alteração do Regulamento Comunitário e que os prazos previstos sejam prorrogados, posição que a ANTRAM defende e na qual têm vindo a insistir com a sua tutela, em particular junto do IMT.
Para reforçar a argumentação e a intervenção política da ANTRAM e também da IRU junto da União Europeia, é crucial conseguirmos recolher os dados mais fiáveis possíveis sobre este tema pelo que, solicitamos o vosso apoio na resposta ao questionário que agora se divulga!
Para aceder ao questionário, clique neste link. Solicita-se que o mesmo seja respondido até ao dia 15 de dezembro.
Agradecemos desde já o vosso apoio na resposta ao questionário.
« voltar