Comunicação ›› Informações rodoviárias

(Atualização) Europa: manifestações a decorrer noutros países

(atualizado às 18h00 do dia 15/3/2024)

Protesto de agricultores na fronteira polaco-alemã - bloqueio programado da A2
A partir de domingo, 17 de março de 2024 (a partir das 13h00) até ao dia 20 de março de 2024 (até às 22h00), haverá interrupções de trânsito na autoestrada A2 em Świecko e em Słubice.

A autoestrada A2 – saída e entrada para a Alemanha – estará completamente bloqueada em todas as faixas durante este período.

A polícia irá orientar os motoristas, pois duas faixas serão reduzidas a uma. Devido a isso, podem ocorrer congestionamentos. No primeiro entroncamento de Jordanowo, os camiões serão encaminhados para uma estrada de acesso na rota S3, onde poderão continuar a viajem desde Zielona Góra, Krosno Odrzańskie até aos cruzamentos em Gubinek.

No entroncamento de Rzepin, os camiões serão encaminhados para uma estrada de acesso em direcção a Rzepin e Ośno Lubuskie. O entroncamento de Świecko será encerrado, de onde a polícia direcionará os veículos para as rotas K-31, K-29 e Słubice.

Fonte: ZMPD, da Policja Lubuska)


(atualizado às 11h00 do dia 14/3/2024)

Protesto de agricultores na fronteira entre a Polónia e a Eslováquia

De 15 de março de 2024 (10h00), até ao final de março, os agricultores irão bloquear a passagem de camiões no ponto fronteiriço entre a Polónia e a Eslováquia (em Chyżne – Trstena). Em todo o caso, os agricultores estão a estudar a hipótese de permitir a travessia de um camião por hora.

Também na passagem fronteiriça entre Barwinek - Vyšný Komárnik (PL-SK), os agricultores também se encontram em manifestação desde o dia 13 de março de 2024, mas a forma do protesto não é clara. Também neste local, os agricultores estão a permitir que atravesse um camião por hora.

Atualização sobre outros bloqueios em curso:
Os agricultores continuam presentes na fronteira entre a Polónia e a Ucrânia e nas estradas das regiões próximas da fronteira. No entanto, os manifestantes permitem a passagem de transportes de ajuda humanitária e militar, animais vivos e autocarros. Em Dorohusk, aumentaram o número de camiões que entram na Ucrânia, de 1 para 5 por hora.

A acção de protesto dos agricultores polacos terminou na passagem da fronteira polaca-lituana em Budzisko no dia de 8 de Março.

Fonte: ZMPD


HISTÓRICO

Além dos agricultores espanhóis (ver informação aqui), existem mais países onde estão ativas manifestações do setor agrícola, a saber:

França
(atualizado às 10h20 do dia 27/2/2024) do lado francês, devido às manifestações espanholas, chega-nos informação de que, a circulação de veículos ligeiros e pesados ​​de mercadorias é neste momento impossível na fronteira franco-espanhola, pela AP7-A9 em ambos os sentidos. 

Neste contexto, foram implementadas as seguintes medidas:

- os veículos pesados ​​ de mercadorias serão "estacionados" sobre a A9 desde Boulou a Leucate (sentido França-Espanha);

- será proibida a circulação de veículos ligeiros na A9 de Leucate (saída obrigatória no nó 40);

- a circulação de veículos pesados ​​de mercadorias será proibida na D6009 a partir der Leucate.

Também são esperadas perturbações significativas no tráfego na rede secundária da área. Neste contexto, para os fluxos com destino a Espanha, é preferível seguir outras rotas, nomeadamente via Biriatou.

Consulte o estado do trânsito em tempo real neste link.


Polónia
(atualizado às 09h50 do dia 26/2/2024) Tal como anunciado na passada sexta-feira, os agricultores polacos iniciaram no dia de hoje, uma nova ação de protesto, que se encontra a decorrer entre Słubice-Zielona Góra (estrada nº 29), Poznań-Berlim (estrada E-30) e na estrada para o cruzamento de Świecko - todas as faixas (E-30).

É previsível que a ação de protesto dure pelo menos até às 13h00 do dia de hoje, 26 de fevereiro.

A passagem fronteiriça de Świecko está neste momento, completamente bloqueada para a travessia de camiões.

Como itinerários alternativos, recomenda-se:

- veículos de peso bruto superior a 7,5ton. que circulem por Gubinek;

- veículos de peso bruto até 7,5ton. que circulem por Kostrzyn nad Odrą;

- veículos de peso bruto inferior a 3,5ton. que circulem por Słubice (desvio por Rzepin).

O mapa onde os protestos estão a ocorrer podem ser consultados neste link.
Fonte: ZMPD/IRU

França
(info inserida às 12h30 do dia 19/2/2024) Os agricultores franceses voltam a ameaçar com novas manifestações. Esta segunda-feira, foi já organizada uma marcha-lenta de tratores, com ponto de encontro na A51 com destino a  Marselha através da A7, mas sem grande impacto no trânsdito neste momento.A Feira Agrícola francesa terá início na próxima sexta-feira, dia 24 de fevereiro, sendo esta a data que tinha sido fixada para que as medidas anunciadas pelo Governo francês ganhassem corpo.
Iremos acompanhar de igual forma a situação em França e daremos mais informações sempre que se justifique.

Acompanhe o estado tânsito em tempo real em: https://www.vinci-autoroutes.com/fr/autoroutes-temps-reel/

República Checa
(info atualizada às 12h30 do dia 19/2/2024) De acordo com a nossa fonte, os agricultores checos estão em protesto pelo menos até ao dia 22 de fevereiro.
As informações atualizadas sobre os protestos estão disponíveis em https://myzemedelci.cz/.

Para o dia de hoje, os agricultores checos estão a planear um protesto ao nível nacional. Os organizadores marchas-lentas até Praga.

As rotas onde vão decorrer as ações são as que se seguem:

D7 – local de encontro: Aeroporto Panenský Týnec
• Slaný em direção a D7 – Evropská – Svatovítská – Hradčanská – Milady Horákové – Veletržní – Bubenská – Hlávkův most – Wilsonova.

D8 – local de encontro: Lovosice
• Liberecká – Holešovicky – Ponte Barikadníký – Argentinská – Atrás do Viaduktem – nab. Capitão Jaroše – Hlávková most – Wilsonova.

D1 – ponto de encontro entrada para D1 de Benešov – em direção a Praga/Praha
• 5 de maio – Legerova – Wilsonova.

D4 – ponto de encontro Cukrák
• Strakonická – Aterro superior. – Ponte Jiráská – Resslova – Ječná – Wilsonova.

D11 – chegada do D11
• Olomouc – Circuito de Praga – Českobrodská – Hartigova – Husitská – Wilsonova.
 Fonte: ČESMAD BOHEMIA/IRU

Bulgária
Os agricultores búlgaros iniciaram as ações de protesto no dia 6 de fevereiro e só terminarão quando as reivindicações forem ouvidas.
 Fonte: AEBTRI
 
Grécia
Também chegou ao nosso conhecimento que os agricultores gregos se encontram em protesto, mas sem mais detalhes.
 
Logo que nos seja disponibilizada mais informação, daremos nota.


« voltar