França: Portagens eletrónicas Paris-Normandia (A13-A14)
Nas autoestradas A14 e A13 (somente pelo acesso Heudebouville), vai deixar de ser possível o pagamento manual de portagens junto do “portageiro”.
Assim, quando o novo sistema estiver operacional, as câmaras e sensores instalados nas faixas de rodagem, passam a efetuar a leitura das chapas de matricula dos veículos e registarão as respetivas passagens dos veículos para efeitos de cobrança de portagens.
Na autoestrada A14 (nas localidades de Montesson e Chambourcy) a mudança para este sistema será efetuada a 19 de junho de 2024. Por outro lado, na autoestrada A13, o novo sistema será ativado, provavelmente, ainda antes do final de junho, mas a data efetiva ainda não foi confirmada.
Quantos às formas de pagamento destas portagens, existem três opções:
- equipamentos de cobrança de portagens eletrónicos (OBU’s) existentes nos veículos e que já são usados noutras portagens. É importante que o OBU esteja fixado no para-brisa para evitar a não deteção e posterior envio de pagamento forçado.
- pagamento on-line - www.sanef.com – que terá de ser efetuado num prazo de 72 horas após a circulação nas vias referidas, ou ainda, através da criação de uma conta de cliente junto do operador - Sanef – selecionando o pagamento automático das passagens.
O pagamento de portagens online só estará operacional a partir do dia 17 de junho.
- pagamento em local físico, num dos 10.000 pontos de venda na rede Nirio, num prazo de 72 horas apos a passagem.
Informações adicionais sobre o novo sistema:
- Apresentação do sistema, em inglês, no formato panfleto;
Fonte: SANEF
« voltar