Comunicação ›› Notícias

Novas portagens belgas em vigor

Novo sistema de protagens belgas em vigor desde 1 de abril de 2016.
De acordo com a Satellic, todos os dispositivos (OBUS) já instalados nos veículos, encontram-se operacionais desde de que o led verde do OBU esteja acesso. Caso o led esteja “vermelho” é sinal que o OBU não está operacional e assim sendo essa situação deverá ser reportada junto do atendimento ao cliente da SATELLIC ou com os agentes comerciais fornecedores autorizados, dependendo da opção tomada para a aquisição do OBU.

Neste momento, além do OBU da Satellic, é ainda possível utilizar o OBU da VIAXXES-SAT. A vantagem do OBU da VIAXXES-SAT, é que este pode ser utilizado em mais três países (França, Espanha e Portugal) além da Bélgica.

Recordamos que, as empresas que ainda não tenham adquirido o dispositivo (OBU) e que pretendam entrar no território belga, podem adquirir o mesmo de forma rápida junto de um dos pontos de serviço da Satellic - “service points” - localizados em diversas áreas de serviço ao longo das autoestradas belgas ou nas fronteiras dos países vizinhos (Alemanha, Bélgica, França e Luxemburgo). Nestes “service points” o motorista irá interagir com uma máquina de aquisição dos OBUS (idêntica à compra automática de bilhetes de comboio, por exemplo).

Para o efeito, a aquisição é efetuada em 3 passos:

1.º Passo (Registar o veículo):
-
Indicar a matrícula, peso do veículo, categoria euro do veículo. Para completar este registo deverá ser efetuado na própria máquina um scanner dos documentos que provam os dados introduzidos anteriormente (documento único ou livrete e registo de propriedade e a prova da classe ambiental a que o veículo pertence, que poderá ser o Certificado CEMT emitido pela marca do veículo).

2.º Passo (Aquisição do OBU):
- Para a aquisição do OBU deverá ser efetuado um depósito de 130 € a pagar em dinheiro, cartões visa ou cartões de combustível. Após esta operação, o OBU é de imediato entregue. Junto do OBU encontra-se um código pin que entre outras opções, irá permitir “carregar” o OBU adquirido, com uma quantia suficiente para efetuar o pagamento das portagens.

3.º Passo (Pagamento das portagens):-
Nesta fase, irá selecionar como deseja pagar as portagens, na modalidade de pré-pagamento (dinheiro, cartões de crédito ou cartões de combustível) ou pós-pagamento (cartões de credito ou cartões de combustível).
-
Instalar o OBU no veículo, de acordo com as instruções que se encontram junto da caixa do equipamento.
 
O OBU adquirido, caso assim o entenda, poderá ser devolvido nos mesmos locais. Para o efeito, deverá passar o código barras do OBU na máquina, introduzir a matrícula do veículo e o respetivo pin. O depósito de 130 euros serão devolvidos, bem como os valores remanescentes ainda existentes relativos ao pagamento das portagens.
 
Clique aqui para assistir a uma demostração (vídeo) da aquisição do OBU acima descrita.
 
Clique aqui para efetuar um download da localização de todos os “service points” ou através do seguinte link - https://www.satellic.be/en-UK/servicepoints - para visualizar, em mapa, dos mesmos.
 
A ANTRAM irá continuar a acompanhar a evolução deste novo sistema de portagens belga e logo que sejam conhecidas novidades, daremos conhecimento.
 
Consulte todos os detalhes relativos às novas portagens aqui.

Atualizado em: 7-abril-2016
Fonte:
Satellic - 1/4/2016


« voltar