Comunicação ›› Notícias

Espanha inicia primeiras inspeções técnicas em estrada

A Dirección General de Tráfico (DGT) iniciou esta semana, as primeiras ações de inspeções técnicas em estrada a camiões, furgões e autocarros, com o objetivo de melhorar a segurança dos veículos que circulam nas estradas espanholas, já que no ano de 2015, cerca de 9% de furgões, 4% de camiões e 1% de autocarros estiveram envolvidos em acidentes com vítimas nas estradas interurbanas.      
As inspeções serão realizadas através de cinco unidades móveis da ITV que irão estar por todo o território abrangido pela DGT (exclui-se a Catalunha e o País Basco), sendo que é objetivo da DGT, realizar cerca de 12.000 serviços de inspeção em estrada por ano.  As unidades móveis da ITV irão verificar o estado de conservação do sistema de travagem, direção, visibilidade do condutor, sistema de iluminação, eixos, rodas, pneus, suspensão, chassis, emissões e outros equipamentos.        
Com o início das inspeções técnicas em estrada, o governo espanhol está a dar cumprimento à Diretiva 2014/47/EU, já que a DGT considera que, para efeitos de segurança rodoviária e de proteção ambiental, as inspeções periódicas obrigatórias não são suficientes.  
Os 12.000 serviços de inspeção em estrada, que serão levados a cabo pelas unidade móveis da ITV espanhola, serão agendados de acordo com as orientações da DGT, sendo que estas primeiras ações irão decorrer até ao final desta semana.  
 
Este tipo de inspeções técnicas em estrada já se realizam há alguns anos, em alguns países europeus, nomeadamente na Alemanha e Áustria.
 
A par destas ações de inspeções técnicas em estrada encontra-se a decorrer em simultâneo, nas estradas espanholas, uma operação de fiscalização rodoviária a veículos pesados de mercadorias e passageiros (Operação Truck & BUS).     


« voltar