Comunicação ›› Notícias

Reino Unido - Fim do período de transição

Terminou no passado dia 1 de julho de 2020, a possibilidade do Reino Unido solicitar uma prorrogação do período de transição e assim sendo, são dois os possíveis cenários:
  • O Reino Unido e a União Europeia assinam um acordo, a aplicar a partir de 1 de janeiro de 2021, no qual estabelecem e determinam como será o relacionamento futuro entre as partes;
  • Reino Unido e a União Europeia não celebram qualquer acordo e como tal, a partir de 1 de janeiro de 2021, as regras que irã reger o relacionamento entre estas duas partes, não estando estabelecidas, serão incertas.

Já a 9 de julho de 2020, a Comissão Europeia tinha publicado uma comunicação na qual constam as recomendações gerais para a preparação do final do período de transição. Este documento inclui algumas recomendações para os operadores de transporte rodoviário de mercadorias, transporte de passageiros, logística, alfândegas, comércio e turismo (ver aqui).

Recomenda-se que as empresas que trabalhem com o Reino Unido comecem a preparar-se, com base nas referidas recomendações, pois esta poderá será a situação que irá prevalecer.

Em todo o caso, a ANTRAM tem conhecimento de que a IRU permanece em contato com os serviços da Comissão Europeia para promover a publicação de recomendações mais específicas do setor, situação esta que continuaremos a acompanhar.


« voltar