Comunicação ›› Notícias

Esclarecimento ANTRAM - "O dono dos aumentos do preço da alimentação dos portugueses não são os transportadores"



ESCLARECIMENTO



1 - A ANTRAM tem assistido, ao longo dos últimos dias, a inúmeras peças jornalísticas onde é abordado o brutal aumento dos preços de bens essenciais nos supermercados.

2 - Tais aumentos cifram-se em subidas de 25% e 50% e margens brutas de lucro que chegam a passar os 50% em vários produtos.

3 - Nesse âmbito, com frequência diária, procurando justificar tais aumentos, a APED, através do Dr. Gonçalo Lobo Xavier, vem correlacionando estes aumentos ao aumento do custo do transporte. Ora, isto não corresponde à realidade.

4 - Importa esclarecer que o transporte de bens alimentares, face ao verificado antes dos níveis da guerra, não regista, atualmente, subidas que possam justificar os enormes aumentos dos bens alimentares. Efetivamente, a importação de bens alimentares de outros países para Portugal não regista aumentos face ao valor pré-guerra e o transporte, em território nacional, regista valores muito próximos dos valores pré-guerra, admitindo-se um aumento destes últimos transportes entre 5 e 7%.

5 - Acresce que, o custo de transporte, na estrutura de custos das empresas de distribuição, não é um dos seus custos principais sendo sempre largamente ultrapassado pelo valor das mercadorias, pelo que, os transportes não podem, de forma alguma, justificar mais do que uma subida muito marginal dos bens alimentares (certamente abaixo de 1%), muitos casos havendo que não importam qualquer subida.

6 – O seu a seu dono! O dono dos aumentos do preço da alimentação dos portugueses não são os transportadores.


Lisboa, 10 de março de 2023


« voltar