Comunicação ›› Notícias

  • 27/07/2023

Jornada Mundial da Juventude - Circulação/Condicionamentos

(notícia atualizada a 2-8-2023)


A Jornada Mundial da Juventude realiza-se entre os 1 e 6 de agosto e são esperados condicionamentos/restrições de acesso à cidade de Lisboa.


Veja em baixo, a informação já disponibilizada sobre este evento.


1. Condicionamentos/restrição na cidade de Lisboa durante as JMJ

Clique aqui! para ter acesso à informação disponibilizada no site da Camara Municipal de Lisboa, relativamente à circulação na cidade de Lisboa durante a realização das JMJ.
Alertamos contudo que, a CML pode a qualquer momento alterar as restrições/condicionamentos de circulação na cidade de Lisboa a qualquer momento e sem aviso prévio.


2. Circulação de pessoas/veículos durante as JMJ

Durante a realização das jornadas da juventude – entre o dia 31 de julho e o dia 6 de agosto - os trabalhadores/residentes que, tenham de aceder às áreas condicionadas/interditas, poderão ter que apresentar às autoridades os seguintes documentos:

- se residentes, poderão aceder às suas habitações, devendo para tal apresentar um comprovativo de morada aos agentes que se encontrem a delimitar o perímetro (por exemplo, comprovativo de morada emitido no portal das finanças, fatura da luz/água/telefone, etc.);

- se trabalhadores que tenham que aceder aos seus locais de trabalho, deverão apresentar uma declaração emitida pela entidade patronal que comprove essa necessidade;

Assim, a ANTRAM elaborou duas minutas de declarações, que poderão ser adaptadas consoante se trate:

- motorista/ajudante/pessoal viajante – consultar aqui a minuta;

- se trabalhador de escritório/armazém – consultar aqui a minuta.

Quanto ao acesso aos veículos de mercadorias, estes poderão aceder aos locais congestionados/interditos de acordo com os horários já divulgados. Veja os mesmos no link que consta no ponto 1º desta informação.


3. Porto de Lisboa/Alfândega Marítima de Lisboa: informação

Além dos constrangimentos acima mencionados, a APL informa o seguinte: 

No que respeita à zona de Algés, para os dias 1,2, 6 e 7 de agosto serão mantidos os acessos de todas as viaturas embora com fortes condicionamentos, particularmente no domingo dia 6 (em que poderá haver corte da Cril) e segunda feira, dia 7 de agosto. Foi referido ainda que a zona de Pedrouços (antiga Docapesca) irá ser utilizada durante toda a semana para parqueamento de autocarros com peregrinos, que depois sairão a pé do recinto para a Avenida Brasília.

No que respeita à zona Oriental, os dias mais críticos serão 5 e 6 de agosto, com o corte do IC2.


(informação inserida às 11h00 - 1/8/2023)

Em complemento à informação acima transmitida, veja aqui! o croqui que indica os circuitos no interior da Doca de Pedrouços, relativos aos autocarros que ali parquearão e saída de peões.

É expectável que haja períodos de paragem da circulação automóvel, de acordo com aquele que vier a ser o comportamento do público e a cadência da sua chegada/saída do recinto. Se a Avª. de Brasília ficar invadida por milhares de pessoas em deslocação, até seu completo escoamento, a circulação automóvel terá de parar neste eixo, não sendo o percurso interior de Pedrouços real alternativa porquanto entronca na mesma avenida de Brasília.

Fora destes períodos de maior ocupação, para quem venha de nascente, poderá ser o percurso de Pedrouços o mais adequado pois evita passagem na rotunda CRIL e zona de acesso ao evento. Porém, tal poderá ser mais difícil no período pós eventos.

Convirá, por isto, recordar os horários dos mesmos:

- Dia 01/08 – 09:30-14:00
 
- Dia 02/08 – 20:00-23:00
 
- Dia 06/08 – 16:30-17:30 (Visita Papal. Único evento, até ao momento, em que será expectável que o público participante retorne aos BUS, em Pedrouços)

- Dia 07/08 - 16:30-19:30

De acordo com a informação patente no sítio da CMO https://www.oeiras.pt/w/condicionamento-de-transito-jmj-concelho-oeiras haverão outros constrangimentos previstos para as vias principais de ligação a Algés, com destaque à CRIL condicionada mas com possibilidade de passagem do trânsito com destino ao porto. A demora, como habitualmente acontece quando há desvio de trânsito e controlo de passagem, será inevitável.

Os pesados circularão, com a vantagem de serem facilmente reconhecíveis como veículos autorizados, mas também a massa humana em deslocação poderá induzir demora. Porém, os horários dos eventos permitem antever que será sempre possível chegar ao TCA dentro dos seus horários de trabalho, mesmo que com algum atraso, vicissitude que afetará toda a cidade de Lisboa.

Fonte: APL

(informação inserida às 17h30 - 2/8/2023)

Informa-se que apesar de não terem sido decretados serviços mínimos pelo governo para a tolerância de ponto quinta e sexta feiras,  a Alfândega Marítima de Lisboa encontra-se a prestar serviço no terminal de cruzeiros desde quinta feira pelas 12.30m. Assim, caso surja alguma urgência, os operadores poderão contactar o terminal de cruzeiros, pelo nº telefone 213 948 119 ou email: amaritimalx@cruzeiros.pt.

Em todo o caso, este serviço está restrito a situações/mercadorias com caracter urgente e prioritário.

Fonte:
Alfândega Marítima de Lisboa



4. Controlo Documental nas fronteiras terrestres nacionais

Clique aqui! para ter acesso à informação relativa ao controlo documental nas fronteiras.


5. Plano de mobilidade/segurança do governo para as JMJ

Os Planos de mobilidade (clique aqui) e segurança (clique aqui) para a Jornada Mundial da Juventude, apresentados pela Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, também já foram divulgados. 

 Logo que seja disponibilizada mais informação, daremos nota a todo o universo associativo pelos meios habituais.


« voltar