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  • 16/06/2021

APDL: sistema Via Azul

O sistema Via Azul encontra-se disponível na Portaria Única do Porto de Leixões desde o início de 2019 e permite o levante não atendido e automático reduzindo substancialmente os tempos de atendimento e os tempos de espera dos camiões.

A Via Azul tem sido alvo de melhoria continua de forma a dar resposta à necessária fluidez do trânsito rodoviário e reduzir as emissões. Mais concretamente, os tempos de atendimento nas vias normais variam em média entre os 12 e os 15 minutos, com tempos de permanência total no porto de 50 a 55 minutos. A Via Azul permite reduzir estes tempos para 3 a 4 minutos e 27 a 32 minutos, respetivamente. 

O ano passado o índice de utilização da Via Azul foi de 17% o que, apesar de ser já um número considerável e que sugere que a vantagem do recurso a esta via é reconhecida pelos utilizadores do porto, fica aquém das expectativas iniciais do projeto.

 

As últimas novidades do sistema Via Azul são:


1. Existem novas modalidades de acesso ao código de barras da Via Azul para qualquer utilizador do porto, nomeadamente, no site do Porto de Leixões e na APP Rodovia do Porto de Leixões.

2. No final de abril ficou disponível para consulta no site e na APP o selo do contentor associado ao VGM conforme solicitado por vários utilizadores.

3. Passou a ser possível a consulta na APP e no site do estado da autorização do agente de navegação relativamente ao levante de contentores.

4. Durante o corrente ano, a APP Rodovia foi alvo de múltiplas melhorias pelo que convimos os utilizadores do porto que ainda não recorrem regularmente a esta ferramenta a testarem a mesma. O feedback que temos recebido dos utilizadores é fundamental para a contínua melhoria da aplicação pelo que agradecemos que, se possível, auscultem os vossos associados sobre sugestões e contributos para melhoria da referida APP.

A APDL espera que estas medidas tenham impacto positivo nos tempos de permanência de camiões em porto, nas emissões associadas ao ecossistema portuário e na eficiência global do porto podendo, inclusive, na redução dos custos de transporte rodoviário de serviços que envolvam o porto de Leixões.


Fonte: APDL

 


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