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  • 18/02/2021

Grande Londres: novos requisitos de circulação

(atualizado às 12h00 do dia 1/08/2024)

A autoridade britânica - Transport for London (TfL) - desenvolveu um sistema - Direct Vision Standard (DVS) – cuja utilização pasou a ser obrigatória, a 1 de março de 2021, para veículos pesados ​​com mais de 12 toneladas (categoria N3), que circulem na área denominada "Grande Londres" (dentro desta área).

O Sistema DVS irá medir em termos quantitativos, a visão direta do condutor desde a cabine do veículo e a mesma será classificada entre 0 e 5 estrelas.

Os veículos com classificação de zero estrelas serão interditos de circular na “Grande Londres” a não ser que instalem determinados equipamentos de visão direta no veículo.

Para os veículos classificados no mínimo com 1 “estrela” e no máximo 5 “estrelas”, será necessário solicitar à TfL uma autorização - que não terá qualquer custo - para circular na Grande Londres.

Entre outros documentos, será necessário, caso a TfL não tenha essa informação disponível na base de dados, que o fabricante/representante do veículo em Portugal emita um documento no qual faça constar a classificação por estrelas do “Direct Vision Standard” para o veículo em questão (somente para classificação de 1 a 5 estrelas).

As autorizações a serem emitidas pela TfL serão válidas de acordo com o seguinte calendário:

- veículos adaptados aos requisitos técnicos, mas com zero estrelas: até 27 outubro de 2024. Após esta data, será necessário instalar novos equipamentos. Ver informação sobre os mesmos mais em baixo;

- veículos com 1 ou 2 estrelas: até 27 outubro de 2024. Após esta data, será necessário instalar novos equipamentos. Ver informação sobre os mesmos mais em baixo;

- veículos com 3, 4 e 5 estrelas: válidos por 10 anos.

Para se solicitar as autorizações, será necessário:

1. Veículos com 1 a 5 estrelas na classificação da “DSV”

Na página web da TfL - DVS VRM Checker - Transport for London (tfl.gov.uk) – é possível efetuar uma comprovação do número de estrelas atribuído ao veículo, introduzindo a matrícula do mesmo. Caso seja possível comprovar o número de estrelas, será emitida a respetiva autorização.

Contudo, se não existirem dados na base de dados da TfL sobre o veículo em questão, o pedido de autorização deve acompanhado dos seguintes documentos:

  • Documento Único Automóvel;
  • Certificado de qualificação de estrelas DSV – Direct Standard Vision - emitido pelo fabricante/representante (terá de ser solicitada à marca do veículo informação sobre este certificado).

2. Veículos com zero estrelas na classificação da “DSV”

Os veículos cujo classificação “DSV” de estrelas seja zero (a maioria dos tractores novos ou usados), poderão obter uma autorização válida até 27 de outubro de 2024, desde que efetuem melhorias no veículo em termos de segurança (ver info. adicional sobre este equipamentos).

Os equipamentos mínimos a instalar no veículo com zero estrelas são os seguintes:

1. Incremento da visão indireta e apoiar o motorista a ver melhor ao redor do veículo:
  • espelhos de classe V e VI;
  • sistema de visualização do exterior através de uma câmera;   
  • sensores com alertas para minimizar o impacto físico com um possível “obstáculo”.

2. Alerta aos usuários da estrada sobre manobras planeadas:

  • Aviso sonoro de manobra para curvas à esquerda (ou direita se o veículo for conduzido à esquerda);
  • Sinais de aviso (dísticos).

3. Para minimizar o impacto físico:

  • Proteção lateral inferior.

4. Formação do motorista (recomendada).

No caso dos veículos classificados como "zero estrelas" (a maioria dos tractores novos ou usados), os proprietários desses veículos podem solicitar a autorização sem necessidade de enviar o certificado "zero estrelas" emitido pela marca.

Para o efeito, será necessário submter à TfL - Transport for London - uma declaração informando a TfL que se encontram a apresentar uma “auto-certificação” de um veículo 0 estrelas. Essa declaração deverá ser submtida (link para a submissão do pedido) na lingua inglesa e deverá conter os seguintes elementos:

- nome da empresa;
- matrícula do veículo;
- marca e modelo do veículo;
- no texto da declaração deverão informar a TfL que estão a solicitar uma autocertificação de classificação de zero estrelas para o veículo em questão.

Posteriormente, a TfL irá enviar uma confirmação em como a base de dados foi atualizada e de seguinda, a empresa poderá posteriormente efetuar o pedido de autorização para "zero estrelas" para o seu veículo, desde que os equipamentos de segurança tenham sido instalados.

Logo que o equipamento de segurança "Safe System*" seja instalado, a empresa deve seguir o processo de aplicação para o pedido de autorização de estrelas DVS. Informação adicional neste link.

nota: * aborde o representante da marca do veículo em Portugal relativamente ao equipamento de segurança a instalar no veículo para que o mesmo cumpra com as normas DVS.

Na solicitação da autorização será necessário, após terem sido instalados os equipamentos de segurança, serem submetidas “fotos” que demonstrem os equipamentos de segurança instalados (ver informação adicional neste link).

(10h30 - 4/1/2024) A partir do dia 28 de outubro de 2024, os veículos com classificação DVS, de zero, 1 e 2 estrelas, além dos requerimentos acima referidos, os propeitários desses veículos, para continuarem a operar na Grandes Londres, terão que instalar novos dispositivos nas viaturas (Progressive Safe System) exisgido pelas autoridades e que em resumo, de acordo com o que consta neste link - https://tfl.gov.uk/info-for/deliveries-in-london/delivering-safely/direct-vision-in-heavy-goods-vehicles - se resume ao seguinte:

(tradução simples via google tradutor)
Requisito 1: Um Sistema de Monitorização de Câmera (CMS) deve ser instalado na parte mais próxima do veículo, para eliminar o ponto cego remanescente na parte mais próxima. Um CMS também pode ser usado como alternativa à instalação de espelhos Classe V e VI.

A orientação DVS afirma que um CMS adicional não precisa ser instalado quando já existir um no veículo, ou quando o veículo atender aos padrões estabelecidos nos Regulamentos UNECE 151 e 159. Isto se aplicará quando os mesmos benefícios de segurança forem alcançados, e poderá incluir um CMS instalado para substituir espelhos ou como parte de um Sistema de Informação de Ângulo Morto.

Recomendamos que os instaladores considerem onde instalar as câmeras com base no tamanho do ponto cego que precisa ser coberto e para evitar causar uma projeção externa que possa entrar em contato com alguém adjacente ao veículo. Em muitos casos, uma altura de montagem superior a dois metros pode ser apropriada, mas os instaladores devem considerar o contexto do veículo específico.

Requisito 2: Espelhos Classe V e VI, ou um CMS que substitua os espelhos, ou uma combinação de ambos, devem ser instalados na parte frontal e lateral do veículo.

Requisito 3: Um Sistema de Informação de Ângulo Morto deve garantir cobertura total na lateral dos veículos rígidos para detectar usuários vulneráveis da estrada. Eles não devem ser ativados em relação a objetos imóveis na laeteral da via ou veículos parados. O objetivo é evitar colisões em curvas à esquerda.

Requisito 4: Um Sistema de Informação de Partida (MOIS) deve ser instalado na frente de um veículo para avisar o condutor da presença de um utente vulnerável da estrada e evitar colisões na zona de ângulo morto dianteiro quando um veículo sai do repouso.

Requisito 5: A proteção lateral contra encaixe deve ser instalada em ambos os lados do veículo, exceto quando isso não for praticável.

Requisito 6: Devem ser instalados avisos sonoros para fornecer um aviso adequado aos utentes vulneráveis da estrada quando um veículo vira à esquerda ou à direita no caso de veículos com volante à esquerda. Isto garante que todos os veículos possam avisar sobre uma manobra pretendida.

Requisito 7: A sinalização externa de alerta deve ser exibida nos veículos para fornecer um aviso visual claro dos perigos ao redor do veículo. A orientação do nosso operador estabelece que isto deve ser claramente legível.
Recomenda-se sinais de tamanho maior (pelo menos A3) sempre que possível, reconhecendo que isso pode não ser possível para todos os modelos de veículos. Os operadores onde a sinalização maior não é prática devem fazer o que funciona melhor para o seu veículo, garantindo ao mesmo tempo que a sinalização utilizada é clara e legível.

Em suma, a partir de 28 de outubro de 2024, se o seu veículo pesado for/esteja classificado de zero a duas estrelas, será necessário tornar o veículo mais seguro, equipando-o com o Sistema de Segurança Progressivo (SSP) acima referido. O período de pré-registo para licenças de segurança de veículos pesados no âmbito do novo e mais rígido Sistema Progressivo de Segurança será aberto em junho de 2024.

Em todo o caso, procure saber desde já, junto do concessionário do veículo em causa, se o veículo possui algum(s) dos equipamentos requeridos pelo SSP para que, dentro do possível, se inicie em tempo útil, a instalação dos mesmos e posterior solicitação da respetiva autorização às autoridades londrinas.

Para mais informações consulte o link - https://tfl.gov.uk/info-for/deliveries-in-london/delivering-safely/direct-vision-in-heavy-goods-vehicles.

Neste link – encontra-se também um guia de orientação para o pedido de autorização.

Os veículos que não tenham a referida autorização para circular na Grande Londres, serão objeto de contraordenação, no valor de £550 e de £ 275 se o pagamento for efetuado no prazo de 14 dias.

Fonte: TfL


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