Comunicação ›› Informações rodoviárias

  • 09/01/2024

Bélgica: Porto de Antuérpia-Bruges

A partir de 15 de janeiro, será implementado no Porto de Antuérpia-Bruges, um sistema obrigatório de recolha certificada para o acesso ao mesmo. O sistema atual que utiliza “códigos PIN” não será mais aceite. Esta nova plataforma digital permite o transporte seguro, transparente e mais eficiente de contentores de importação.
 
Assim, por forma a garantir-se uma transição tranquila, todas as partes afetadas, a saber empresas de transporte marítimo, agentes de transporte marítimo, terminais de contentores, empresas de expedição e logística, operadores de transporte terrestre, operadores ferroviários e empresas de transporte rodoviário, terão que se registar no sistema.
 
A partir de 15 de janeiro, os contentores que saiam do porto de Antuérpia por transporte terrestre, ferroviário ou camião, só serão liberados através da nova plataforma Certified Pick up, utilizando os dados de identificação pessoal dos operadores e após verificação pela alfândega. É, portanto, crucial que todas as partes afetadas se registem antes de 15 de janeiro, uma vez que a partir dessa data o atual sistema de códigos PIN deixará de ser aceite para a libertação de contentores.
 
O novo sistema de recolha certificada será inicialmente implementado nos terminais de alto mar em Antuérpia, incluindo DP World (K1700), MPET, PSA 869 e PSA 913. Todos os outros terminais deverão entrar em operação logo após esta fase inicial. Os terminais de contentores em Zeebrugge não serão afetados durante esta primeira fase de implementação.
Informações complementares sobre a recolha certificada e as etapas do processo de registo podem ser visualizadas na plataforma de recolha certificada.
 
Em baixo, seguem os links para os guias específicos para todas as partes afetadas pelas alterações:
e ainda…
- Perguntas e respostas mais frequentes (faq’s).
 
Fonte: IRU/FEBETRA


« voltar