Ucrânia: Estado de emergência: Ponto de situação
Na sequência do Estado de Emergência declarado pela Ucrânia, informamos que se encontram em vigor restrições que também afetam o transporte rodoviário de mercadorias.
Assim, de acordo com as últimas informações que recebemos da IRU, recomenda-se às empresas que tenham transportes/trânsito com a Ucrânia, Rússia e Bielorrússia que, dentro do possível e até informação em contrário, evitem a circulação nestes países ou, que verifiquem muito bem com os clientes a situação no terreno.
Solicitamos aos nossos Associados, no sentido de podermos passar a informação à nossa tutela, que nos informem de todos os constrangimentos sentidos no terreno, inclusive nos países da União Europeia que façam fronteira com a Ucrânia e Bielorrússia.
O ponto de situação relativo às fronteiras destes países terceiros com alguns países europeus é a seguinte:
- Ucrânia/Bielorrússia: As fronteiras da Ucrânia com a Bielorrússia encontram-se encerradas;
O sistema de informação das autoridades aduaneiras da Ucrânia estão a funcionar, mas com interrupções. Contudo, alguns serviços estão a ser realizados de forma manual.
Devido à situação atual que se vive na Ucrânia, os motoristas ucranianos com idade entre os 18 e os 60, estão totalmente proibidos de sair do país.
- Ucrânia/Rússia: fronteiras encerradas;
- Polónia/Ucrânia: As autoridades alfandegárias da Polónia informam que as suas fronteiras com a Ucrânia encontram-se abertas e a funcionar de momento, dentro do possível, de forma normal. No entanto, as autoridades polacas estão a dar prioridade ao tráfego de passageiros no país, portanto, são esperados alguns atrasos para os veículos de mercadorias;
- Moldávia/Ucrânia: Todas as passagens de fronteira entre a Moldávia e a Ucrânia estão atualmente abertas;
- Transnístria/Ucrânia: A passagem fronteiriça de Kuchurgan encontra-se encerrada;
- República Eslovaca/Ucrânia: De momento, as fronteiras estão abertas e a funcionar de forma normal;
- Hungria/Ucrânia: De momento, as fronteiras estão abertas e a funcionar, contudo, o tempo de espera é de 2/4 dias;
- Roménia/Ucrânia: De momento, as fronteiras estão abertas e a funcionar de forma normal.
A ANTRAM irá continuar a acompanhar esta situação no terreno e sempre que se justifique, daremos nota.
Fonte: IRU
« voltar