Bulgária introduz sistema de pesagem em movimento
A Administração Nacional de Portagens introduziu no dia 15 de outubro, uma nova função para a pesagem de veículos em movimento com um peso máximo permitido superior a 3,5 toneladas.
O sistema de pesagem em movimento mede automaticamente o peso dos veículos pesados de carga em tempo real, sem interromper o tráfego.
Atualmente, foram certificados dez pontos na rede rodoviária nacional, onde os dispositivos de medição foram calibrados e o sistema já se encontra em funcionamento. Os pontos adicionais serão gradualmente introduzidos à medida que cada ponto for certificado, com a expectativa de que o sistema atinja a sua capacidade máxima com 100 pontos certificados.
Se um veículo for detetado pelo sistema com excesso ode peso, será registada de forma automática a respetiva infração, sendo que na mesma, será incluídos os dados sobre o peso total, carga por eixo, material fotográfico e informação sobre a data, hora e local da passagem.
Após o registo da infração, o proprietário ou utilizador registado do veículo será notificado pelo seu prestador de serviços nacional, caso tenha celebrado um contrato com tal prestador. O infrator poderá pagar uma coima de 1.200 BGN, isentando-se, assim, de responsabilidade contraordenacional.
Caso a taxa não seja paga, será emitida uma coima eletrónica pela infração. Após a emissão, o infrator terá mais 14 dias para pagar a coima e anular a coima eletrónica.
O não pagamento dentro deste prazo resultará numa coima ou sanção patrimonial – 3.000 BGN para a primeira infração e 4.000 BGN em caso de reincidência.
As coimas podem ser pagas online em www.bgtoll.bg, nos sites dos prestadores de serviços nacionais ou em dinheiro nos quiosques localizados nas principais fronteiras.
As infrações registadas podem ser verificadas no site da NTA – https://check.bgtoll.bg/#/violation – bem como nos sites dos prestadores de serviços nacionais.
As informações relevantes podem ser consultadas no site da Agência de Infraestruturas Rodoviárias.
Fonte: AEBTRI
« voltar