Reintrodução dos controlos na fronteira entre a República Checa e a Eslováquia
Devido ao surto de febre aftosa no distrito de Dunajská Streda, no sul da Eslováquia, foram reintroduzidos controlos fronteiriços entre a República Checa e a Eslováquia.
Ao mesmo tempo, a Administração Veterinária Estatal proibiu a importação de animais suscetíveis à doença (bovinos, ovelhas, cabras, porcos, etc.) e de produtos crus e germinativos destes animais da Eslováquia para a República Checa.
Os veículos com mais de 3,5 toneladas que transportam animais e produtos de origem animal podem utilizar apenas quatro pontos de passagem fronteiriços quando viajam da Eslováquia para a República Checa: Lanžhot - Brodské, Região da Morávia do Sul; Starý Hrozenkov - Drietoma, Região de Zlín; Bílá-Bumbálka - Makov, Região da Morávia-Silésia; e Mosty u Jablunkova - Svrčinovec, Região da Morávia-Silésia.
Antes de atravessar a fronteira, os veículos devem passar por um tapete de desinfeção. Uma proibição semelhante aplica-se às importações de animais suscetíveis e de produtos crus da Hungria para a República Checa.
A deslocação de produtos embrionários, subprodutos animais e produtos animais crus da Hungria para a República Checa para fins comerciais também está proibida. Uma proibição semelhante está em vigor desde a semana passada para os animais e produtos de origem animal da Eslováquia.
O não cumprimento poderá resultar em coimas até:
(a) 100.000 CZK no caso de uma pessoa singular
(b) 2.000.000 CZK se a pessoa em causa for uma entidade jurídica ou uma pessoa singular empreendedora
Para mais informações em:
https://www.svscr.cz/slintavka-a-kulhavka-aktualni-informace/
« voltar