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  • 05/07/2024

Reino Unido: Novo esquema de licenças na Operação Brock

A denominada “Operação Brock” será ativada durante a noite de 10 de julho, para o período de verão. A gestão do tráfego estará em vigor enquanto a “Operação Brock” estiver ativa.
Quando a “Operação Brock” estiver ativa, todo o tráfego de veículos de mercadorias que se encontre em direção ao Canal da Mancha, deverá utilizar a M20 e não outras rotas alternativas com destino ao Eurotúnel ou ao Porto de Dover. Qualquer uso de rotas alternativas que não a M20, resultará numa multa de £ 300 e o veículo terá que voltar para o fim da fila de veículos pesados.
Apesar desta obrigação por parte dos transportadores utilizarem a M20 durante a “operação Brock”, nem sempre os motoristas seguem estas orientações.

Assim, vai ser introduzido um novo regime de licenças como parte da “Operação Brock”, a partir de 10 de julho de 2024.

Os veículos que estejam a dirigir-se para o Porto de Dover com destino ao continente, terão de garantir que seguirão o processo que se descreve de seguida.
Este novo sistema de licenças que foi criada para melhorar o fluxo de mercadorias através da Operação Brock.

As licenças irão garantir que todos os motoristas de mercadorias que se dirigem para o Porto de Dover seguiram a rota correta. Somente os motoristas/veículos na posse das referidas licenças é que poderão entrar no Porto de Dover.
A mensagem do KMRF é ‘Sem licença – Sem acesso ao porto de Dover’.


Por que razão as licenças estão a ser introduzidas?
Embora muitos motoristas de mercadorias cumpram as regras da “Operação Brock”, há uma minoria de transportadores que contribuem para atrasos noutros locais de Kent ao tentarem evitar as filas. A intensificação de medidas para garantir que os motoristas de mercadorias cumprem o plano de gestão do tráfego e não contornam as filas de espera reduzirá o congestionamento e tornará todas as viagens para o porto de Dover mais eficientes para os transportadores e turistas. A conformidade não é apenas necessária para gerir eficazmente o tráfego que atravessa Kent, mas também ajudará a reduzir o impacto de perturbações graves nas comunidades locais.

Como funcionará o novo sistema de licenças?
Quando o Dover TAP for ativado na A20, serão emitidas licenças para os motoristas de carga com destino ao Porto de Dover na frente da fila da “Operação Brock”. Os motoristas terão depois de sair da A20 no Courtwood Interchange, no cruzamento da A20 com a B2011, onde serão verificadas as suas licenças. Caso cumpram, poderão voltar a entrar na fila da TAP na A20 e prosseguir viagem até ao porto. Simplificando, se os motoristas não seguirem a rota correta através de Brock e não tiverem a licença, não poderão aceder ao Porto de Dover. 

Quais as implicações se os motoristas não cumprirem?
Com o acionamento da “Operação Brock”, entra em vigor a legislação do Instrumento Estatutário, que identifica as rotas prescritas para os veículos de mercadorias acederem ao Porto de Dover e ao Eurotúnel. Os veículos que se desviarem das rotas indicadas, correm o risco de sofrer penalizações financeiras emitidas pela Polícia e pela DVSA. Os motoristas que forem fiscalizados no ponto de controlo sem a referida licença, terão a sua entrada recusada no porto do Dover e serão instruídos a regressar ao inicio da fila da “Operação Brock”.
Será necessária uma licença única para cada viagem que seja realizada até ao porto de Dover e esta só poderá ser obtida à frente no inicio da “operação Brock”. As licenças serão produzidas num formato que não permitirá a replicação ou cópia.
As entregas locais e os veículos que não tentem aceder ao porto não necessitarão de licença e a continuação da viagem será permitida no ponto de controlo.

Fonte: IRU/RHA


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