Comunicação ›› Informações rodoviárias

  • 14/11/2019

(Atualizado) Espanha: Alerta de mau tempo

(notícia atualizada às 15h00 do dia 15 de novembro)

As condições metrológicas adversas continuam a provocar fortes condicionamentos de tráfego em diversas províncias espanholas.

Neste momento, a queda acentuada de neve está a impedir a normal circulação de veículos e 12 províncias permanecem em alerta. De acordo com o AEMET, Castela e Leão, Galiza, Astúrias e País Basco estão em alerta vermelho. As províncias de Andaluzia, Aragão, Ilhas Canárias, Catalunha, Múrcia, Ilhas Baleares e Melila mantêm o nível de alerta “amarelo”. Por outro lado, a agência meteorológica emitiu um aviso devido ao risco de avalanches nos Picos da Europa.

Existem pelo menos cerca de 100 estradas já afetadas pela neve. Sugerimos por isso o acompanhamento do estado de circulação nas estradas espanholas através do seguinte link: http://infocar.dgt.es/etraffic/


HISTÓRICO

Notícia inserida no dia 14 de novembro:

A AEMET (Agência Estatal de Meteorologia) prevê para esta quinta-feira e próximos dias, um agravamento das condições climatéricas, com grande incidência em 37 províncias espanholas.

As províncias de Leon e Astúrias são as mais criticas (alerta vermelho), com muita acumulação de neve nas estradas com uma altura de mais de 80cm. Na Cantábria, Ávila, Burgos, Palença, Segóvia, Zamora, Lleida e Lugo, existe um alerta laranja com queda de neve até 20cm. Com alerta amarelo, encontram-se as províncias de Jaén, Aragão, Guadalajara, Cuenca, Madrid, Sória, Navarra, País Basco, La Rioja e Ourense, com queda de neve até 5cm.
 
A DGT recomenda que se evite a circulação nas estradas das províncias das Astúrias e Leon. Nas vias que se seguem, são igualmente esperadas complicações: AP-66, A-67, N-630, AP-6/AP-51, AP-1 e A-2, bem como nas estradas Sória, Guadalajara, Saragoça, Cuenca e Jaén.     
 
 
Fonte: FEGATRAMER/DGT – 14/11/2019


« voltar