Comunicação ›› Informações rodoviárias

  • 30/04/2020

Venha testar o “Galileo Green Lane”!

A Comissão Europeia publicou as suas diretrizes sobre os denominados corredores verdes (ver informação adicional neste link), criados para a passagem dos veículos de mercadorias através das fronteiras internas da UE. A Comissão considera que a passagem nas fronteiras através destes corredores verdes, incluindo todas as verificações e eventuais rastreios sanitários, não deverá levar mais de 15 minutos. 
 
Por forma a monitorizar a implementação destes corredores verdes, a Agência Europeia do GNSS (GSA) desenvolveu uma aplicação para Smartphones (de momento apenas funcional em Android) denominada por - Galileo Green Lane – que informa os motoristas/empresas sobre o tempo de espera nos 187 pontos de passagem fronteiriços na Europa.
 
Assim, em colaboração com a referida agência europeia e com a IRU, solicitamos a sua ajuda e dos seus motoristas para testar a referida aplicação móvel.
Numa primeira fase, a aplicação estará disponível na versão de teste com o intuito de se verificar o correto funcionamento da mesma e prepará-la para um lançamento em toda a EU. No prazo de 15 dias é previsto a versão final do aplicativo estar disponível na “loja” do seu smartphone.
 
Esta aplicação é totalmente gratuita, quer durante a versão teste quer na versão final.
 
Para testar esta aplicação, faça o download da mesma através do seguinte link - https://galileogreenlane.eu/galileo_green_lane_download.php - (apenas para Android).
 
Depois de instalar a aplicação deverá seguir os seguintes passos:

1.º ativar a função de navegação no Smartphone nas configurações do seu equipamento;

2.º abrir a aplicação, clicar nos três pontinhos no topo superior direito (ao lado do logo do Galileo), clique em “view map” para visualizar o estado em que se encontra a fronteira. Ao abrir o mapa, irá visualizar em cada uma das fronteiras, diversos pontos a verde, outros a laranja e outros a vermelho. Se clicar em cima nesses pontos, terá acesso ao tempo de espera de atravessamento da fronteira em questão.

3.º clicar novamente nos três pontinhos, e selecione “Configuration” para configurar o modo de condução entre motorista de pesados e motorista de passageiros.                  

Todos os dados de rastreamento dos “veículos” são recolhidos de forma automática e anónima (a 1 km de distância da fronteira).

galileo
Qualquer questão/problema que tenha sobre a utilização desta aplicação, poderá entrar em contacto com os nossos serviços através do número de telefone 218 544 120.
 


« voltar