Comunicação ›› Informações rodoviárias

  • 15/02/2021

R. Checa e Áustria (Tirol) respondem à Alemanha impondo também novas medidas

República Checa/Alemanha: novas regras de entrada

A República Checa passou a exigir, desde as 00h00 do dia 14 de fevereiro, a apresentação de um teste Covid-19 com resultado negativo, a todos os motoristas afetos ao transporte de mercadorias que pretendam transitar pelo território checo em direção à Alemanha. Quer o teste PCR quer o teste rápido de antígeno são aceites, desde que não tenham mais de 36 horas e tenham sido realizados em laboratório credenciados.
 
Mais se informa que a República Checa irá introduzir controlos aleatórios nas fronteiras para verificar o cumprimento desta medida, pelo que os motoristas em trânsito pelo país podem ter de mostrar o teste durante essas verificações em estrada.
 
De acordo com a informação recebida, esta medida é a resposta Checa ao facto do governo alemão ter incluído aquele país na lista de países da "nova variante COVID-19".
 
Em suma, estando em vigor quer as regras alemãs quer as regras checas, teremos as seguintes exigências:
- motoristas em proveniência da República Checa ou que por lá tenham transitado nos últimos 10 dias ou em outros países incluídos na lista de nova variante (Portugal é um deles), terão que apresentar um teste negativo à covid-19 que não poderá ter mais de 48 horas na entrada no território alemão;

- motoristas que entrem em trânsito na República Checa em direção ao território alemão, terão que na entrada do território checo, ter com eles um teste negativo à covid-19 que não poderá ter mais de 36 horas e o mesmo, ao chegar à fronteira alemã, não deve ter mais de 48 horas. A não realização de teste de covid-19 antes da entrada em território checo é sujeita a aplicação de coima.
 
Fonte: Cesmad Bohemia
 
 
Tirol austríaco: novas regras de entrada/circulação

A região austríaca do Tirol, desde as 00h00 de domingo (14 de fevereiro), passou a restringir o acesso de motoristas afetos ao transporte de mercadorias em trânsito para a Alemanha.

Em resposta às imposições alemãs que incluem o Tirol austríaco na lista de países/zonas de nova variante de preocupação de Covid-19, todos os motoristas de transporte de mercadorias provenientes ou em transito do Tirol, passam a ser obrigados a apresentar um teste negativo ao entrar na Alemanha.
 
No passado domingo, o governo regional do Tirol austríaco iniciou uma operação de controlo e gestão do tráfego de camiões com proveniência de Itália, a fim de evitar a acumulação de veículos no Inntal.

Em breve, será emitido um regulamento em coordenação com o governo federal austríaco, que permitirá que os controlos sejam realizados assim que os veículos cheguem ao Passo do Brenner (fronteira entre a Áustria e Itália). Embora oficialmente ainda não esteja confirmado, é expectável que a entrada para fins de transporte e trânsito de mercadorias só seja permitido se a saída para a Alemanha for garantida.
 
Neste momento, estão a ser realizadas verificações no Passo de Brenner, para ver se os motoristas têm resultados negativos no teste à Covid-19, caso contrário, a entrada será recusada.  São por isso expectáveis congestionamentos de trafego em Brenner.
 
Em síntese, estando em vigor quer as regras alemãs quer as regras austríacas, teremos as seguintes exigências:
- motoristas em proveniência do Tirol austríaco ou que por lá tenham transitado nos últimos 10 dias ou em outros países incluídos na lista de nova variante (Portugal é um deles), terão que apresentar um teste negativo à covid-19 que não poderá ter mais de 48 horas na entrada no território alemão;
- motoristas com proveniência de Itália e que entrem em transito no Tirol austríaco em direção ao território alemão, terão que na entrada do Passo de Brenner, ter já com eles um teste negativo à covid-19. O teste terá que assim ser realizado em território italiano e no momento em que o motorista cruze a fronteira alemã, o mesmo não poderá ter mais de 48 horas.
 
Logo que nos chegue informação adicional, daremos nota.
 
Fonte: AISO

Relativamente aos locais onde os testes poderão ser realizados em diversos países europeus, veja neste link os endereços que disponibilizamos no site ANTRAM a 27 de janeiro. informamos que, os testes podem ser do tipo PCR ou testes rápidos desde que cumpra os requisitos da OMS (ver os mesmos neste link) e deverá garantir ainda junto do local/laboratório que o resultado é  acompanhado de um certificado/documento em papel ou digital (na língua francesa, alemã ou inglesa).

INTERVENÇÃO IRU/ANTRAM


A IRU, perante as diversas medidas que têm sido implementadas unilateralmente por cada Estado Membro, dirigiu recentemente uma carta à Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertando para os impactos destas medidas, solicitando a adoção de uma ação imediata, de forma a evitar a criação de barreiras à livre circulação de mercadorias.

A Comissão Europeia, em resposta à IRU, afirmou que a sua posição não mudou desde o início da pandemia.

Este organismo comunitário reforçou a importância de manter em funcionamento as “green lanes”, realçando que as medidas individuais adotadas pelos Estados Membros devem ser proporcionais e evitar a interrupção da cadeia de transporte e abastecimento logístico.

ANTRAM tem estado a acompanhar estes desenvolvimentos quer junto da IRU, quer junto do governo português, tendo já reportado, uma vez mais, a sua preocupação para as medidas agora adotadas quer pela República Checa quer pela Região do Tirol.


« voltar