Comunicação ›› Informações rodoviárias

  • 30/04/2020

“Galileo Green Lane”: uma aplicação para smartphone

A Comissão Europeia publicou as suas diretrizes sobre os denominados corredores verdes (ver informação adicional neste link), criados para a passagem dos veículos de mercadorias através das fronteiras internas da UE.

Tendo por base a posição da Comissão Europeia, que preconiza que a passagem nas fronteiras, através destes corredores verdes, incluindo todas as verificações e eventuais rastreios sanitários, não deve levar mais de 15 minutos, a Agência Europeia do GNSS (GSA) desenvolveu uma aplicação - a Galileo Green Lane - de forma a monitorizar a implementação destes corredores, informando transportadores e motoristas sobre o tempo de espera nos 187 pontos de passagem fronteiriços na Europa.

Numa primeira fase, esta aplicação esteve disponível na versão de teste com o intuito de se verificar o correto funcionamento da mesma, e de modo a preparar-se o seu lançamento em toda a União Europeia.

Durante a fase de teste, cerca de 2200 motoristas de 22 países europeus e não europeus (88 dos quais portugueses) efetuaram o download desta aplicação, o que permite concluir que a Galileo Green Lane App foi testada de forma correta e em tempo real de utilização.

Passada a fase de teste, a Galileo Green Lane passou a estar disponível na Play Store do seu smartphone (de momento apenas disponível para Android). A aplicação ficará igualmente disponível para iOS (Iphone).

A aplicação é totalmente gratuita.

Depois de instalada no smartphone, deverá ter-se em linha de conta os seguintes passos:

 
Depois de instalar a aplicação deverá seguir os seguintes passos:

1.º ativar a função de navegação no Smartphone nas configurações do seu equipamento;

2.º abrir a aplicação, clicar nos três pontinhos no topo superior direito (ao lado do logo do Galileo), clique em “view map” para visualizar o estado em que se encontra a fronteira. Ao abrir o mapa, irá visualizar em cada uma das fronteiras, diversos pontos a verde, outros a laranja e outros a vermelho. Se clicar em cima nesses pontos, terá acesso ao tempo de espera de atravessamento da fronteira em questão.

3.º clicar novamente nos três pontinhos, e selecione “Configuration” para configurar o modo de condução entre motorista de pesados e motorista de passageiros.                  

Todos os dados de rastreamento dos “veículos” são recolhidos de forma automática e anónima (a 1 km de distância da fronteira).

galileo

Para informação adicional sobre esta aplicação consulte:

https://galileogreenlane.eu/index.php

Neste link é igualmente possível recolher informação relativa aos tempos de espera de atravessamento de cada fronteira da UE.

Qualquer questão/problema que tenha sobre a utilização desta aplicação, poderá entrar em contacto com os nossos serviços através do número de telefone 218 544 120.
 


« voltar