Dinamarca: novo sistema de portagens a 1 de janeiro 2025
(atualizado em 29 de novembro de 2024)
Atualmente a utilização das vias rodoviárias dinamarquesas são cobradas através do conhecido sistema Eurovinheta, tal como acontece nos Países Baixos, no Luxemburgo e na Suécia.
Atualmente a utilização das vias rodoviárias dinamarquesas são cobradas através do conhecido sistema Eurovinheta, tal como acontece nos Países Baixos, no Luxemburgo e na Suécia.
Contudo, no próximo dia 1 de janeiro, o governo dinamarquês irá substituir a Eurovinheta por um sistema de portagens eletrónicas baseadas na distância percorrida pelo veículo (KmToll).
O novo sistema de portagens em síntese…
a) Inicio da cobrança: 1 de janeiro de 2025.
b) Veículos abrangidos: Até 1 de Janeiro de 2027, apenas os veículos com peso superior a 12 toneladas estarão sujeitos a portagem. Posteriormente, todos os veículos pesados de mercadorias com peso superior a 3,5 toneladas passarão a estar sujeitos a portagens.
c) Vias abrangidas:
· Entre 1 de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2027, as portagens serão somente aplicadas na redes rodoviárias do estado e municipais (aproximadamente 10.900 km). Estima-se em aproximadamente 75% do número total de quilómetros percorridos por camiões (ver mapa).
· A partir de 1 de janeiro de 2028, as portagens serão aplicadas em todas as estradas da Dinamarca.
d) Forma de pagamento:
Existem duas modalidades disponíveis para o pagamentos das portagens:
1.º Através de um OBU instalado a bordo: Neste momento existem somente três fornecedores autorizados pelas autoridades dinamarquesas - a Telepass; a Brobizz e a Oresund Pay. Em todo o caso, fornecedores diferentes irão aderir ao sistema de portagens dinamarquês.
2.º (atualizado a 29 de novembro de 2024) KmToll Ticket (sem OBU ou em caso de não funcionamento deste): Será possível adquirir o KmToll Ticket, antes do inicio da viagem – definindo uma rota inicial e final -, para efeitos de pagamento das portagens. Estes sistema estará disponível a partir do dia 18 de dezembro de 2024. Ver mais informações aqui.
e) Tarifas a aplicar: (atualizado a 29 de novembro de 2024) As taxas inicialmente fixadas foram alteradas por legislação aprovada a 28 de novembro, verificando-se assim, uma redução dos valores a cobrar face ao inicialmente previsto.
A taxa total a cobrar irá depender da categoria de peso do veículo, do seu desempenho em termos de emissões de CO2 (a classe de CO2 a que o veículo pertença, tal como já acontece atualmente em países como na Alemanha, na Áustria ou na Republica Checa) e se circula dentro ou fora das zonas denominadas por LEZ (Zona de Baixas Emissões). As taxas de portagem serão por isso mais elevadas nas regiões classificadas como Zonas de Baixas Emissões (LEZ).
(atualizado a 29 de novembro de 2024) Como exemplo, a taxa a pagar ao km por um veículo articulado de 40ton:
A taxa total a cobrar irá depender da categoria de peso do veículo, do seu desempenho em termos de emissões de CO2 (a classe de CO2 a que o veículo pertença, tal como já acontece atualmente em países como na Alemanha, na Áustria ou na Republica Checa) e se circula dentro ou fora das zonas denominadas por LEZ (Zona de Baixas Emissões). As taxas de portagem serão por isso mais elevadas nas regiões classificadas como Zonas de Baixas Emissões (LEZ).
(atualizado a 29 de novembro de 2024) Como exemplo, a taxa a pagar ao km por um veículo articulado de 40ton:
- Classe 1 de CO2:
- fora de uma zona de baixas emissões (LEZ): 0,15 € (1,10 DKK);
- sobretaxa dentro de uma zona de baixas emissões (LEZ): 0,07 € (0,55 DKK)*.
- Classe 2 de CO2:
- fora de uma zona de baixas emissões (LEZ): 0,14 € (1,01 DKK);
- sobretaxa dentro de uma zona de baixas emissões (LEZ): 0,07 € (0,51 DKK)*.
Clique aqui para visualizar as restantes categorias de veículos e respetivas taxas a cobrar.
Importante: note que as taxas já anunciadas podem sofrer alterações, pois há uma audiência para as reduzir. Espera-se que a proposta seja acordada no próximo outono.
f) Informação adicional disponível neste link e ainda:
- Um pequeno vídeo.
- O guia “Prepare-se para as portagens rodoviárias dinamarquesas a partir de 1 de janeiro de 2025”.
- O guia “Como comprar e modificar um bilhete KmToll”.
g) Infrações (atualizado a 29 de novembro de 2024): A multa por infração está atualmente fixada em 4.500 DKK (por 24 horas). Haverá pontos de controlo fixos e também unidades de controlo móveis. Existe actualmente uma proposta para aumentar esta multa para 9.000 coroas dinamarquesas. A proposta inclui ainda a possibilidade de impedir a travessia da Ponte do Grande Belt no caso de transportadores estrangeiros com multas por pagar.
Fonte: ITD, de Sund & Bælt
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