Comunicação ›› Notícias

  • 30/03/2021

(Atualização) Reino Unido: necessidade de apresentação de teste de Covid-19

(notícia desatualizada. Informação atual neste link.)

A ANTRAM recebeu uma informação das autoridades britânicas dando conta de que a partir de 6 de abril será exigido aos motoristas que efetuem um teste à covid-19 antes de abandonarem o Reino Unido com destino ao território europeu, sempre que permaneçam em território britânico por mais de 48h00.

Assim sendo, a partir dessa data, os motoristas de veículos de mercadorias, ao chegarem ao Reino Unido, devem cumprir as seguintes regras:

1. Para permanências no Reino Unido por um período inferior a 48h:

- será necessário preencher o formulário de localização de passageiros antes do embarque com destino ao Reino Unido (ver info. adicional aqui)

- não é necessário efetuar um teste antes de embarcar para o Reino Unido

- Em território britânico não será necessário efetuar um teste à covid-19 se voltar a sair do Reino Unido em menos de 48horas. Contudo, para se fazer uso desta exceção os operadores de ferry ou do Eurotúnel terão que entregar ao motorista, na travessia do território europeu para o Reino Unido, um documento onde conste a data/hora (do check in, embarque ou desembarque). Este documento, terá que ser apresentado na viagem de volta ao território europeu, em substituição do teste negativo à Covid-19, tendo em conta que as 48h ainda não tenham decorrido.

2. Para permanências no Reino Unido por um período superior a 48h (2 dias):

- será necessário preencher o formulário de localização de passageiros antes do embarque com destino ao Reino Unido (ver info. adicional aqui)

- não é necessário efetuar um teste antes de embarcar para o Reino Unido

- os motoristas que fiquem no Reino Unido por um período superior a 2 dias (+ de 48 horas) deverão fazer um 1.º teste antes do final do segundo dia em território britânico num dos já conhecidos locais de testagem. Após o segundo dia no Reino Unido, os motoristas terão que efetuar novo teste a cada três dias.

A título de exemplo, de acordo com as regra acima mencionadas, um motorista que fique no Reino Unido 8 dias terá que fazer o seguinte número de testes:

- 1.º teste antes do final do 2.º dia de permanência;

- 2.º teste antes do final do 5.º dia de permanência;

- 3.º teste antes do final do 8.º dia de permanência;

- saída do Reino Unido no 9.º dia sem necessidade de novo teste.

- os motoristas que entram no Reino Unido diariamente deverão de efetuar um teste à Covid-19 pelo menos uma vez a cada 3 dias.


Os motoristas podem continuar a efetuar o teste à Covid-19 de forma gratuita num dos locais já conhecidos.

Apesar do governo britânico ter anunciado que as entradas no Reino Unido por motivos profissionais (motoristas incluídos) se encontrarem isentas de quarentena, os motoristas durante o tempo que estejam neste país deverão permanecer nas cabines dos veículos, só sendo permitido que saiam das mesmas por motivos específicos, como realizar os testes ao covid19, exercício da sua atividade laboral, higiene pessoal, comprar comida, fazer exercício físico limitado, efetuar os descansos diários num hotel, caso o veículo não tenha condições adequadas para o fazer.

Caso algum motorista apresente um resultado positivo ao teste será sujeito a novo teste à Covid-19. Se o 2.º teste der positivo, o motorista será encaminhado para um hotel designado pelas autoridades britânicas para efetuar um isolamento de 10 dias. Os custos do hotel e alimentação do motorista serão suportados pelas autoridades britânicas.

Informação complementar disponível neste link.

Fonte: British Embassy Lisbon/ UK Department of Transport



« voltar