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  • 21/12/2020

Reino Unido/França: Procedimentos em vigor

(atualização às 10h30 do dia 14/1/2021)


Sentido FRANÇA - REINO UNIDO – REQUISITOS DE ENTRADA NO PAÍS

Os motoristas que pretendam entrar no Reino Unido provenientes de França encontram-se isentos de apresentarem um teste de Covid-19, até informação em contrário (info. Oficial).

Em todo o caso, recordamos que, continua a ser obrigatório o preenchimento online de registo de entrada do motorista antes do embarque com destino ao Reino Unido. Informação sobre o mesmo disponível neste link.

Mais se informa que, com a retoma do tráfego entre a UE e o Reino Unido, as autoridades competentes francesas, recordam aos operadores económicos, incluindo empresas de transporte rodoviário de mercadorias, que todas as formalidades de importação/exportação e outras formalidades como documentação para controlos sanitários e fitossanitários, devem estar prontas antes da chegada do veículo à fronteira, de forma a garantir uma maior fluidez possível. Constatou-se que a passagem de alguns veículos foi mais demorada porque muitos documentos alfandegários foram digitalizados no sistema, tornando todas as informações fornecidas ilegíveis. A orientação sobre quais os documentos a digitalizar e quais a não digitalizar, pode ser encontrada aqui. Outras orientações sobre os procedimentos alfandegários franceses estão disponíveis em http://www.douane.gouv.fr.

 
Sentido REINO UNIDO - FRANÇA – REQUISITOS DE ENTRADA NO PAÍS

Recordamos que, os motoristas que pretendam entrar em França provenientes do Reino Unido, continuam a ter que efetuar um teste de Covid-19 antes de entrarem em Kent. O teste mantém-se para já gratuito.

Os Centros de Testagem existentes podem ser encontrados neste link - https://www.gov.uk/guidance/haulier-advice-site-locations.

Recordamos que é necessário obter a autorização “Kap” para entrar em Kent. Mais informação sobre esta autorização disponível neste link.

Procedimentos em vigor no caso de um motorista testar positivo no Reino Unido

- Após o Teste de Fluxo Lateral (rápido), se der positivo, os motoristas têm que fazer um teste PCR, cuja obtenção do resultado é mais demorado.

- O teste de PCR é feito no local (no estacionamento) e há uma espera de 24 a 36 horas, sendo que, esse tempo de espera pelo resultado está a melhorar.

- Durante esse tempo, o motorista fica isolado na cabine, pois apenas uma pequena percentagem dos 2ºs testes são registrados como positivos.

- Após o teste de PCR, os motoristas com resultado negativo são autorizados a seguir a sua viagem.

- Os motoristas com resultado positivo são acompanhados até ao hotel.

- Enquanto estiverem no hotel (10 dias de isolamento obrigatório), a acomodação, a alimentação e, em alguns casos, custos de saúde, é suportado pelo governo do Reino Unido.

- O veículo (com ou sem reboque/semirreboque) ficará estacionado no parque do hotel. O veículo poderá ser “levantado” a partir desse local, sendo desejável que o seja feito devido ao espaço de estacionamento limitado do local.

Informamos ainda que, acabamos de ter conhecimento que, para se entrar em França é necessário que seja apresentada uma declaração em modelo francês ou em inglês, a ser preenchida e assinada pelo motorista.

Por último, informamos que os tempos de espera no Reino Unido, nomeadamente em Asford, para tratamento de documentação aduaneira, são neste momento superiores a 2 horas. Aconselha-se a utilização de outros locais como, Ebbsfleet ou Manston.

Fonte: IRU


(atualização às 19h00 do dia 13/1/2021)


Os motoristas de pesados e ligeiros que estejam no Reino Unido com destino ou via França, continuam a ter que ser sujeitos a um teste Covid-19, com resultado negativo, realizado dentro de 72h00 antes da sua partida. Esta obrigação foi determinada pelo governo francês e britânico e permanecerá em vigor até aviso em contrário. Os motoristas que não apresentem um resultado à Covid-19 negativo não serão autorizados a entrar em Kent.  

O governo britânico insta os motoristas a fazerem o teste num dos 34 centros de testagem distribuídos pelo país, antes de entrarem em Kent com destino ao porto de Dover/eurotúnel. Ver aqui os cerca de 34 locais de testagem de motoristas. Os testes realizados num destes locais, continuam a ser gratuitos para motoristas.

Não esquecer que os motoristas, com um resultado negativo à Covid-19 necessitam de ter com eles a autorização de entrada em Kent (ver aqui o link para obter a autorização “Kap” para Kent).

Além desta autorização “Kap” os motoristas devem ter ainda com eles, uma declaração que terá que ser apresentada às autoridades alfandegárias e também no porto/Eurotunel, para assim se entrar no território francês. A declaração deve ser preenchida e assinada pelo motorista, pode ser usada na língua francesa ou inglesa.

Os motoristas que tenham com eles um resultado à Covid-19 negativo, autorização “Kap” para Kent e a documentação aduaneira (exportação e importação) pronta, terão agora um acesso mais rápido ao porto de Dover ou ao terminal do Eurotúnel. Caso o motorista não apresente a autorização “Kap” será sancionado com uma coima no valor de 300 libras.  


Certifique-se de que esta familiarizado com o Protocolo Covid-19 e que segue as regras corretas do mesmo. As orientação completas encontram-se disponíveis neste link – https://gov.uk/guidance/coronavirus-covid-19-hgv-operators-and-drivers-crossing-an-international-border  


Clique neste link, para aceder às informações complementares que se encontram neste site no espaço do Associado, relativas ao transporte de mercadorias de e para o Reino Unido, nomeadamente quanto aos documentos que terão que ser apresentados às autoridades europeias e britânicas.

Fonte: IRU


(atualização às 16h45 do dia 6/1/2021)

Os veículos pesados afetos ao transporte de determinados tipos de mercadoria ADR, não serão mais autorizados a entrar nos locais de testes de Covid-19 localizados em Manston ou em Sevington a não ser que, os mesmos tenham feito o teste de Covid-19 antes de entrarem em Kent.

Conforme informação anterior, existem centros de testagem localizados fora de Kent (ver os mesmos neste link) para os motoristas de ligeiros ou pesados. Contudo, torna-se relevante que antes da entrada do veículo afeto a este tipo de transporte (ADR) nos locais de testagem, seja verificado se o mesmo permite ou não o estacionamento dos mesmos.

As mercadorias ADR acima referidas e que estão proibidas de entrar em Manston ou em
Sevington são:
  • Veículos carregando apenas explosivos; 
  • Veículos que transportam substâncias polimerizantes;
  • Veículos que transportam substâncias infecciosas;
  • Veículos que transportam substâncias radioativas;
  • Veículos que transportam mercadorias de Alta Consequência do ponto de vista do Terrorismo.
Fonte: IRU


(atualização às 14h00 do dia 3/1/2021 e às 8h30 do dia 4/1/2021)

ABERTURA DE CENTROS DE TESTE COVID-19 FORA DE KENT
No dia 2 de janeiro, o Secretário dos Transportes britânico, anunciou a abertura de 10 novos centros de testes, no dia 3 de janeiro, mais 5 centros e no dia 4 de janeiro mais 8 centros destinados a motoristas de veículos pesados/ligeiros de mercadorias, para que estes possam realizar o teste de Covid-19 antes de entrarem em Kent.

Ao longo dos próximos dias, vão ser abertos mais centros de testagem ao longo do país. Acompanhe neste link todos os locais onde os testes de Covid-19 são realizados aos motoristas.Seja nos locais anunciados fora de Kent, seja em Kent, o Departamento de Transportes do Reino Unido (DfT), informa que os testes para motoristas que saem do Reino Unido via Kent, continuam a ser gratuitos.

O Departamento de Transportes britânico informou ainda que, encontra-se em funcionamento desde o dia 1 de janeiro, uma "via rápida" para motoristas de veículos pesados que se dirigem ao Eurotúnel ou ao porto de Dover e que entrem em Kent com um teste COVID negativo válido. Os motoristas devem ter com eles uma evidência de um teste negativo realizado nas 72 horas anteriores, para assim poderem ter acesso à via rápida criada em exclusivo para os mesmos.

Contudo, se os motoristas de veículos pesados chegarem a Kent sem um teste realizado nas últimas 72 horas, ainda será possível realizar o mesmo em Manston, para quem utilize o ferrie de Dover e na M20 (junto da junção 8) para quem usa o Eurotúnel.

A partir do dia 4 de janeiro de 2021, o centro de testes para veículos de mercadorias ligeiros, situado
em Lydden Hill Circuit, Wootton, Kent CT4 6RX (local exclusivo para motoristas de ligeiros), encontra-se encerrado.
Os motoristas deste tipo de veículos devem efetuar o teste de Covid-19, nos 15 centros de testes para motoristas acima indicados.



(atualização às 17h00 do dia 29/12/2020)


Motoristas de veículos de peso bruto igual ou superior a 7.5ton.
- Saída do Reino Unido através do porto de Dover: os motoristas
devem dirigir-se para o antigo aeroporto de Manston (CT12 5BL) e aguardar nesse local pela realização de um teste rápido à Covid-19. Todos os veículos que cheguem ao porto de Dover sem o teste realizado, serão direcionados para Manston. 

- S
aída do Reino Unido através do Eurotúnel: os motoristas devem-se juntar à "operação BROCK" na M20 e aguardar pela realização do teste rápido à Covid-19 que se encontra a ser feito junto da junção 8 da M20.

Motoristas de veículos de peso bruto inferior a 7.5ton.
- O local de testes para motoristas deste tipo de veículos, localizado em Lydden Hill Circuit, Wootton, Kent CT4 6RX foi reaberto esta manhã e só permanecerá aberto se existirem motoristas para testar.

A espera por um resultado de teste é de aproximadamente 30-40 minutos. Informações adicionais sobre os testes disponíveis neste link.

Quanto a informações atualizadas sobre a situação do tráfego no lado francês podem ser encontradas em inglês e francês nos seguintes sites:

- O Porto de Calais - neste link;

- O Porto de Dover - neste link;

- O terminal Eurotúnel Calais - disponível aqui;

- Informações gerais de trânsito na região de Calais estão disponíveis aqui.

Fonte: AFTRI e FNTR


Nota: ver as anteriores notícias em baixo, igualmente relevantes.


(atualização às 10h00 do dia 28/12/2020)

Neste momento, o trafego de veículos com destino a Kent, deve ainda ser evitado. Contudo, os veículos com destino ao porto de Dover, devem dirigir-se para o antigo aeroporto de Manston e aguardar nesse local pela realização de um teste rápido à Covid-19. Todos os veículos que cheguem ao porto de Dover sem o teste realizado, serão direcionados para Manston.

Os veículos com destino ao Eurotúnel, devem-se juntar à operação BROCK na M20 e aguardar pela realização do teste rápido à Covid-19 que se encontra a ser feito junto da junção 8 da M20.

Recordamos que, ao abrigo do protocolo acordado com o governo francês, que será revisto a 31 de dezembro e estará em vigor até 6 de janeiro, todos os motoristas, independentemente da sua nacionalidade, serão sujeitos ao teste rápido de Covid-19 nos locais acima referidos ou outros que venham a ser definidos.


Neste link
, poderá acompanhar as últimas informações sobre este tema.


Igualmente, neste link, poderá encontrar informações em tempo real relacionadas com o porto de Dover/Eurtotúnel.

Recordamos que, a partir do dia 1 de janeiro de 2021, o Reino Unido passa a ser considerado um país terceiro e como tal, entrarão em vigor novas regras e procedimentos a ter em conta.

Destacamos desde logo a necessidade de se ter que cumprir com os procedimentos aduaneiros relativos à mercadoria e ainda, para os veículos que se dirigem ao porto de Dover e Eurotúnel, antes dos mesmos entrarem em Kent, os motoristas/veículos terão que ter efetuado um registo online junto das autoridades de Kent. Com esse registo, será concedida a autorização "KAP" para os motoristas entrarem em Kent. Informação adicional sobre a mesma disponível neste link - https://www.gov.uk/check-hgv-border.

Acompanhe igualmente neste link todas as informações relacionadas com o Brexit.


Nota:
ver as anteriores notícias em baixo, igualmente relevantes.


(atualização às 17h30 do dia 24/12/2020)


O Reino Unido chegou a um acordo com os franceses para que tanto o Eurotúnel, como o porto de Dover e Calais, permaneçam em funcionamento durante o Natal, com o objetivo de descongestionar ambos os locais o mais rápido possível.

Neste link, poderá acompanhar as últimas informações  sobre este tema.


Igualmente, neste link, poderá encontrar informações em tempo real relacionadas com o porto de Dover/Eurtotúnel.

Aproveitamos ainda para dar nota de que, o governo alemão e italiano, exigem agora, que os motoristas, que tenham estado nos últimos 10 dias em território britânico, que apresentem um teste à Covid-19 negativo, para poderem entrar/circular tanto na Alemanha como em Itália.

Daremos mais informações sobre estes novos procedimentos, assim que nos chegue informação complementar.


Nota: ver atualizações relevantes a esta notícia em baixo realizadas às 10h00, às 7h47 e às 00h00 do dia 23/12/2020.

(atualização às 19h00 do dia 23/12/2020)

O governo do Reino Unido criou uma página Web onde consta um “guia” com orientações relativas aos teste Covid-19 para motoristas (ver conteúdo aqui) e outras informações neste link.

Neste “guia” entre outras recomendações, destacamos:

- informação sobre o local de testagem.

- não se deve viajar para o porto de Dover ou Eurotúnel, sem antes terem efetuado o teste e estarem na posse do resultado.  

- não se deve realizar testes noutros locais que não o indicado pelas autoridades, sob pena do mesmo não ser aceite.

- não se dirigir a Kent, uma vez que o mesmo está sobrelotado. Aguardar até novas informações;

- para quem já se encontre no antigo aeroporto de Manston e na junção 8 da M20, não deve deixar o local onde se encontram para se dirigirem a outro local com o intuito de serem testados. Deve-se permanecer no veículo, a menos que lhe seja solicitado por um agente de autoridade/equipa médica;

- Depois do teste feito, o resultado sairá em 30 minutos. Se o resultado for negativo, será encaminhado a um ponto de partida. Por outro lado, se o resultado for positivo, em breve serão dadas mais informações sobre os procedimentos que serão adotados.

Informamos ainda que as autoridades britânicas estão a trabalhar com o governo francês, no sentido que as restrições à circulação previstas para o território francês entre 24 e 25 de dezembro, sejam levantadas. Também sobre este ponto, daremos mais informações assim que disponíveis.  

Nota: ver atualizações relevantes a esta notícia em baixo realizadas às 10h00, às 7h47 e às 00h00 do dia 23/12/2020.

(atualização às 10h00 do dia 23/12/2020)

As autoridades locais de Kent (KRF), que se encontram a trabalhar em colaboração com o governo central, foram encarregues de gerir o trafego nesta zona.

A prioridade de todos os parceiros envolvidos, incluindo a Polícia de Kent, o Kent County Council, a Highways England e o Departamento de Transporte do Reino Unido, é manter as pessoas seguras e cuidar daqueles que estão bloqueados na autoestrada enquanto aguardam a reabertura das fronteiras para atravessarem o Canal da Mancha.

Na M20, o Conselho do Condado de Kent continua a garantir que os motoristas recebam refeições quentes e água potável. Outras organizações parceiras da KRF também estão a dar apoio na distribuição de alimentos e água. No que diz respeito à higiene pessoal dos motoristas, o KRF está a instalar desde o dia de ontem, em intervalos de 1km (entre os cruzamentos 10a-11), WC’s portáteis que são higienizados de forma regular. Outros 150 WC’S estão também instalados em Manston, onde também está a ser feita a distribuição de alimentos e água.

As autoridades continuam a aconselhar os transportadores a não se dirigirem para Kent até aviso em contrário.

Nota: ver atualizações relevantes a esta notícia em baixo realizadas às 7h47 e às 00h00 do dia 23/12/2020.

Fonte: Autoridades locais de Kent (KRF) 


(atualização às 7h47 do dia 23/12/2020)

De acordo com a última informação recebida, a operação de testagem de motoristas, foi iniciada sensivelmente às 6:00 (hora do Reino Unido) em Manston, tal como anunciamos na informação anterior (ver em baixo notícia inserida/atualizada às 00h00 do dia 23/12).

Os veículos pesados e ligeiros de mercadorias, serão autorizados a prosseguir viagem em direção ao porto de Dover ou Eurotúnel, após ser conhecido o resultado do testes, que será enviado ao motorista por e-mail ou msn.

A realização dos testes será operacionalizada pelos serviços de saúde britânicos (com o apoio militar) que já estão no local.

O governo do Reino Unido continua a alertar os transportadores/motoristas, para que não se desloquem em direção a Kent até aviso em contrário.

Fonte: RHA


(notícia inserida/atualizada às 00h00 do dia 23/12/2020)

A ANTRAM acaba de ter conhecimento de que foi alcançado um acordo entre o Reino Unido e a França para a reabertura das fronteiras permitindo que os serviços ferroviários (Eurotúnel) e os marítimos (ferries) sejam retomados na manhã do dia 23 de dezembro.

Ao abrigo do protocolo alcançado, que será revisto a 31 de dezembro e vigorará até 6 de janeiro, todos os motoristas, independentemente da nacionalidade, serão sujeitos a um teste rápido de Covid-19, cujo resultado será conhecido ao fim de 30 minutos. Serão igualmente realizados testes de amostragem aos motoristas com destino ao Reino Unido.

O governo britânico continua a apelar aos transportadores/motoristas para que não se dirijam a Kent até novo aviso. A “Operação Stack” mantem-se em vigor ao longo da M20, enquanto os motoristas em Kent continuam a ser direcionados para as instalações em Manston, onde têm acesso a refeições e a instalações sanitárias.

De acordo com a informação recebida, o antigo campo de aviação de Manston será o principal centro de testagem para motoristas. Uma equipa no local fornecerá testes aos motoristas para serem autoadministrados nas cabines do camião sob supervisão. Uma vez realizado o teste, o resultado será comunicado ao motorista por mensagem ou e-mail, identificando-o através da matrícula do veiculo.

Caso o resultado do teste seja negativo, o motorista é encaminhado para seguir viagem. Se, ao invés o teste for positivo, o motorista (e veículo) deixará Manston, sendo encaminhado para umas instalações, a designar pelas autoridades, para cumprimento de isolamento, por 10 dias. Já o veículo ficará parqueado em local seguro.

Também foi anunciada uma possível flexibilização dos tempos de condução e repouso para ajudar os motoristas a atravessar as fonteiras de forma segura e durante as próximas semanas.

Estas medidas entram em vigor a partir da meia noite de 23 de dezembro.

A ANTRAM continuará a acompanhar a situação, dando nota de todas as informações adicionais que for recebendo.

Fonte: Departamento de Transportes do Reino Unido/IRU

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HISTÓRICO

(notícia atualizada às 17h00 do dia 22/12/2020)

A Comissão Europeia já definiu as recomendações para os Estados-Membros adotarem para dar resposta à nova situação de crise, nas quais se encontra incluído o setor dos transportes. Estas recomendações têm por base uma outra recomendação do Conselho de 13 de outubro (ver documento aqui) relativa a uma abordagem coordenada sobre a livre circulação em resposta à pandemia de Covid-19 e diversos documentos de orientação adotados pela Comissão Europeia nos últimos meses, em particular no que se refere às comunicação relativa às “Green-Lanes” nas fronteiras, que foi adotado em março por forma a garantir a livre circulação dos motoristas e seus veículos durante a pandemia.

No comunicado publicado hoje (ver comunicado disponível somente em inglês), sobre a adotação das recomendações para os Estados-Membros, embora seja necessário tomar medidas preventivas de forma a mitigar a propagação da nova variante pandémica do Coronavírus, é referido que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido devem ser adiadas. Por outro lado, o transporte de mercadorias e de passageiros deve ser facilitado, sem que sejam impostas outras medidas mais restritivas.    

Assim, face às recomendações agora publicadas, aguardamos a todo o momento que o estado francês e britânico, que ainda estão em negociações a esta hora, emitam um comunicado quanto ao desbloqueamento da fronteira, previsto para as 00h00 do dia 23/12/2020 e de que forma o mesmo será efetuado, permitindo desse modo o regresso dos motoristas retidos no Reino Unido desde o último domingo.

Logo que nos chegue informação adicional, não deixaremos de dar nota.


(notícia atualizada às 17h30 do dia 21/12/2020)

Na sequencia da notícia desta manhã, ver a mesma em baixo, informamos que a IRU acabou de nos dar conhecimento que, na sequência da reunião dos Embaixadores da UE que decorreu hoje, a Comissão Europeia está agora a trabalhar em recomendações para os Estados-Membros relativas a medidas coordenadas de resposta à nova situação de crise. Nas mesmas, será incluído o transporte e, mais uma vez, será reforçado e apoiado os princípios contidos no transporte “Green Lanes”, incluindo o movimento de mercadorias sem medidas restritivas.

Os Embaixadores da UE anunciaram que teriam que envolver os seus ministros da saúde. Assim, apesar de ainda não ter sido tomada qualquer decisão no dia de hoje, os ministros desempenharão um papel importante nas próximas recomendações da UE.

Ainda no âmbito da reunião de hoje, o estado francês afirmou expressamente que as suas medidas deverão durar apenas 48 horas e que serão substituídas por medidas coordenadas da UE.

Veja também neste link
o press-release que a IRU publicou sobre o encerramento da fronteira entre França e o Reino Unido.


(notícia inserida às 11h00 do dia 21/12/2020)

A ANTRAM acaba de ser informada que as viagens entre o Reino-Unido e França, quer seja através do porto de Dover e/ou de Calais ou de outros portos e ainda através do terminal do Eurotúnel (em ambos os sentidos), estão suspensas desde a meia noite do dia 21 de dezembro, por um período de 48h00. Esta decisão foi tomada pelo governo francês no dia de ontem, devido a uma nova variante do coronavírus detetado no Reino Unido.

A ANTRAM é manifestamente contra esta decisão, que não só acarreta prejuízos sérios para as empresas - por si só já tão afetadas pelo impacto que a pandemia tem provocado – mas também face à situação deplorável em que coloca os motoristas, que neste momento estão a aguardar pela travessia do canal da mancha, sem quaisquer condições.

Com efeito, esta situação já dura há várias horas sem que os motoristas tenham acesso a qualquer tipo de refeição, a locais condignos para fazer a sua higiene pessoal e sem qualquer previsão de regresso, imprevisibilidade esta agravada face à data festiva que se aproxima.   

Neste momento, a ANTRAM encontra-se a desenvolver todos os esforços possíveis junto do governo português e também atuando internacionalmente com a IRU, no sentido de que esta situação seja rapidamente resolvida e que a circulação seja retomada o mais brevemente possível.

Logo que nos chegue informação adicional, não deixaremos de dar nota.


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