Comunicação ›› Notícias

  • 22/12/2016

ANTRAM participa em reunião com congéneres

No passado dia 19 de dezembro realizou-se, em Varsóvia, uma reunião entre vários representantes de Associações Europeias – da Polónia, Lituânia, Espanha, República Checa, Hungria e Portugal - onde o tema principal em debate foi a aplicação da Diretiva do destacamento ao setor dos transportes e a discussão de ações conjuntas face à atual legislação francesa e alemã sobre o salário mínimo nacional.
Esta reunião contou com a presença da Ministra dos Transportes polaca que se fez acompanhar por mais dois diretores da área dos transportes.
No que toca ao destacamento, as associações presentes manifestaram total repúdio face às atuais posições impostas quer pela frança quer pela Alemanha. Entre os presentes ficou firmado ser necessário apresentar uma proposta alternativa que vá ao encontro das preocupações dos países da europa, de modo a que se consiga “travar” a aplicação de legislações nacionais nos moldes da francesa e da alemã.
Foi ainda ratificado, entre os presentes, o compromisso para apoiar a flexibilização do chamado "regresso a casa", para que os condutores afetos ao transporte internacional possam efetuar o descanso semanal junto das respetivas famílias.
Igualmente, as associações presentes manifestaram a sua preocupação em relação à proliferação de empresas “de fachada” que ocorre em toda a Europa. Todos concordaram ser urgente harmonizar a regulamentação europeia, de modo a criar condições de operabilidade uniformes quer ao nível das condições de trabalho dos trabalhadores quer em termos da competitividade da atividade empresarial no setor.


« voltar