(Última hora) França: Manifestação de transportadores em curso
Apesar da desconvocação das manifestações anunciadas para o dia de hoje, centenas de camiões estão, desde as 5h00, a bloquear os seguintes locais junto à fronteira franco-belga:
- A autoestrada A2 é a mais afetada com duas vias de circulação cortadas em Neuville-en-Ferrain, junto à portagem norte de Lille;
- No lado belga, a E19 junto de Hautrage e Hensies encontra-se encerrada.
Os veículos que pretendam entrar em França devem utilizar a E42. A E17 em Rekkem também se encontra cortada no sentido França.
Estes cortes/bloqueios estão a provocar intensos congestionamentos de trafego.
De acordo com a informação que nos chegou, estas manifestações irão prolongar-se pelo menos até ao meio dia do dia de hoje.
A Associação regional de transportadores franceses de Pas-de-Calais já anunciou também que pretende efetuar novas ações de manifestação/bloqueios no próximo 5 de dezembro, dia de greve geral.
Daremos mais informações logo que estejam disponíveis.
HISTÓRICO
(notícia atualizada às 9h30 do dia 28 de novembro)
A manifestação de transportadores convocada para o dia de hoje (28 de novembro), foi desconvocada pelas Associações que a convocaram, uma vez que no dia 25 de novembro, o Senado da República Francesa rejeitou a intenção do governo francês de reduzir em dois cêntimos a devolução do imposto sobre os combustíveis (equivalente ao nosso gasóleo profissional).
Embora esta lei regresse novamente à Assembleia Nacional francesa, as Associações empresariais FNTR e OTRE esperam que a mesma seja definitivamente excluída da Lei do Orçamento de Estado.
Notícia inserida a: 25-novembro-2019 e atualizada às 16h20 do dia 26 de novembro
De acordo com uma informação recebida, diversas associações regionais de transportadores franceses de Pas-de-Calais e Hauts-de-France (filiadas nas federações FNTR e OTRE), anunciaram a realização de um bloqueio da fronteira entre a França e a Bélgica, no dia 28 de novembro, a partir das 5h00 da manhã. O objetivo é manifestarem-se contra a anunciada redução da devolução do imposto sobre os combustível em França, equivalente ao nosso gasóleo profissional.
Segundo a última atualização recebida (16h20-26 de novembro), os transportadores em greve anunciaram que tencionam bloquear os veículos estrangeiros que circulem na A2 entre Tournai e Valenciennes em direção a Amiens e também na A1 entre REkkem e Lille em direção a Lille.
Todavia, desconhece-se neste momento o impacto que esta convocatória terá. Por esse motivo, sugerimos que se mantenham atentos às possíveis atualizações desta notícia.
« voltar