França: falências de empresas
De acordo com a notícia publicada recentemente num meio de comunicação francês (Les Routiers), o número de falências de empresas de transporte francesas está a acelerar de forma preocupante.
Segundo a associação empresarial TLF, há mais de ano e meio que a situação do transporte rodoviário de mercadorias tem vindo a degradar-se devido, por um lado, à falta de procura e por outro, pelo aumento acentuado com os custos operacionais. Em concreto, segundo os dados do Comité National Routier (CNR), o aumento destes custos foram de +5,4% num ano, sem considerar neste apuramento o custo do gasóleo.
Na realidade, desde 1990, só no 2.º trimestre de 2024, 603 empresas de transporte de mercadorias foram alvo de processos de falências, o que representa, um aumento de 45% num ano e de 73% num período de 2 anos.
Nem mesmo os Jogos Olímpicos tiveram um impacto favorável no setor. Aliás, 41% das empresas inquiridas pela TLF indicaram mesmo um efeito desfavorável e metade delas, reportou custos adicionais.
« voltar