Grande Londres: requisitos de circulação a partir de outubro
Desde março de 2021, o Direct Vision Standard (DVS) e o Esquema de Permissão de Segurança para veículos pesados de mercadorias (HGVs), exige aos operadores de camiões com um peso bruto superior a 12 toneladas, que sejam detentores de uma “autorização de segurança” para entrarem e circularem na maior parte da Grande Londres.
Recordamos que, tal como oportunamente anunciado, as autorizações que atualmente se encontram emitidas pela TfL – entidade responsável pela emissão destas autorizações – mantêm-se válidas de acordo com o seguinte calendário:
- veículos adaptados aos requisitos técnicos, mas que foram classificados com zero, 1 ou 2 estrelas: até 27 outubro de 2024. Após esta data, será necessário instalar novos equipamentos.
- veículos classificados com 3, 4 e 5 estrelas: válidos por 10 anos.
Assim, a partir do próximo dia 28 de outubro de 2024, as autorizações atribuídas atualmente a veículos classificados com zero, uma ou duas estrelas, perdem a sua validade e para poderem continuar a circular em Londres, os proprietários dessas viaturas, terão que proceder à instalação de novos equipamentos de segurança.
Todas as informações relativas ao novos procedimentos e especificações relativas aos novos equipamentos a instalar no veículo, como é o caso do Blind Spot Information System (BSIS) e do Moving Off Information System (MOIS) encontram-se disponíveis no site da TfL.
As perguntas/respostas mais frequentes – FAQ – relativas ao DVS e o documento explicativo que ajudará os operadores a compreender como os sistemas BSIS e MOIS devem funcionar, também podem ser consultados através dos links:
- FAQ’s;
Ambos os documentos que constam no link, também fornecem orientações, especificações, processo para pedidos de um período de carência e mais informações de que possa necessitar.
Relativamente ao período de carência, que irá decorrer entre 28 de outubro de 2024 a 4 de maio de 2025, o mesmo poderá ser solicitado tanto por operadores do Reino Unido como de fora do Reino Unido, que necessitem de mais tempo para instalarem os novos equipamentos exigidos.
Para solicitar referido período de carência, os operadores terão que:
- o pedido deverá ser solicitado por veículo e para o efeito, o operador dever possuir uma conta de utilizador no London Road User Charging account;
- Deverá ser efetuada evidência de que, para o veículo em questão, a instalação dos novos equipamentos exigidos, se encontram agendados para uma data entre o dia 28 de outubro de 2024 e o dia 4 de maio de 2025.
As formas aceitáveis da referida “evidência” podem incluir uma confirmação por escrito, marcação na oficina, ou que já iniciou a instalação dos equipamentos ou ainda que, os equipamentos adquiridos só podem ser instalados após 28 de outubro de 2024.
Para iniciar o pedido de carência, os operadores devem efetuar o login na London Road User Charging account e seguir as instruções que constam no formulário de consulta DVS. Será necessário efetuar o pedido para cada um dos veículos em separado.
A partir do dia 28 de outubro, os operadores, cujos veículos não cumpram com os novos requisitos ou que, não tenham sido aceites para um período de carência, serão objeto de contro-ordenação com a aplicação da respetiva multa.
Fonte: IRU/RHA/TfL
« voltar