Comunicação ›› Notícias

  • 18/04/2019

Greve terminada

A ANTRAM e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) chegaram, esta madrugada, a um acordo, que vem pôr fim à greve iniciada a 15 de abril.

No que respeita ao dia de ontem, importa esclarecer que a ANTRAM foi convocada para estar presente, pelas 15 horas, numa reunião com a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) com vista a analisar a necessidade de redefinição dos serviços mínimos que tinham sido estabelecidos no Despacho n.º 30/2019, e cujo cumprimento não estava a ser assegurado pelos grevistas.

Para além da ANTRAM, estiveram presentes representantes do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O SNMMP devidamente convocado, compareceu na reunião passado duas horas do horário agendado.

Iniciada a reunião, a ANTRAM apresentou uma proposta de alargamento considerável dos serviços mínimos, não só em termos de percentagens face a alguns dos serviços já previstos, mas também o alargamento destes a outras realidades de transporte, como por exemplo: transporte de medicamentos, de resíduos urbanos, produtos alimentares para animais, resíduos hospitalares e também abastecimento dos postos particulares das empresas que se dedicam ao transporte público rodoviário de mercadorias.

Igualmente, quer o IMT quer a DGEG, formularam pedidos adicionais.

Por sua vez o SNMMP apresentou uma proposta de redução dos serviços mínimos já em vigor.

Após várias horas de negociação, circunscrita aos serviços mínimos, o SNMMP recuou na sua posição e acedeu celebrar um acordo no qual os serviços mínimos eram substancialmente alargados.

Terminada esta reunião na DGERT, a ANTRAM e o SNMMP foram chamados ao Ministério das Infraestruturas e Habitação, e após nova ronda negocial foi então possível desbloquear a situação – o levantamento da greve.

A ANTRAM manteve a posição assumida desde o início da greve – só se sentaria a uma mesa negocial para discutir reivindicações laborais se e quando a greve fosse desconvocada.

O acordo subscrito entre as partes reflete precisamente esta posição, podendo-se ler no mesmo que as partes "admitem iniciar um procedimento negocial tendo em vista a boa regulação das relações laborais entre os empregadores representados pela ANTRAM e os trabalhadores representados pelo SNMMP".

Findo este impasse, nas próximas horas iremos assistir a uma reposição gradual dos abastecimentos e à consequente normalização da situação.


« voltar