Comunicação ›› Notícias

  • 30/03/2020

Acordos Multilaterais M324 e M325

A ANTRAM acabou de ter conhecimento que Portugal subscreveu os acordos multilaterais M324 e M325, relativos à prorrogação da validade dos certificados ADR dos condutores, de conselheiros de segurança, bem como dos certificados ADR dos veículos.
 
A adesão de Portugal aos dois acordos foi já comunicada à Divisão de Transportes da UNECE (Secção de mercadorias perigosas e cargas especiais) e já se encontra divulgada no respetivo website - http://www.unece.org/trans/danger/multi/multi.html.
 
Ambos os acordos aplicam-se tanto em Portugal como nos restantes países europeus que já os subscreveram.
 
No caso de existir algum pais europeu que não tenha subscrito um ou ambos os acordos - http://www.unece.org/trans/danger/multi/multi.html – o certificado de condutor ADR ou/e certificado ADR do veículo sem validade não poderão ser usados nos país em causa.
 
Estas medidas estarão em vigor de acordo com o seguinte:
 
1. Acordo M324 (certificados ADR dos condutores): Cuja validade terminou ou termina entre 1 de março de 2020 e 1 de novembro, permanecem válidas até 30 de novembro de 2020. Deve-se proceder à renovação dos mesmos, assim que possível, antes de 30 de novembro.
  •  Tenha acesso ao acordo M324 (em português) para ter a bordo do veículo;
  •  Tenho acesso ao acordo M324 (em inglês) para ter a bordo do veículo no caso de transporte internacional.
 2. Acordo M325 (certificados ADR dos veículos): Cuja validade terminou ou termina entre 1 de março de 2020 e 1 de agosto de 2020, permanecem válidas até 30 de agosto de 2020. Deve-se proceder à renovação dos mesmos, assim que possível, antes de 30 de agosto.
  • Tenha acesso ao acordo M325 (em português) para ter a bordo do veículo;
  • Tenho acesso ao acordo M325 (em inglês) para ter a bordo do veículo no caso de transporte internacional.
Voltamos a insistir de que o certificado de condutor ADR ou/e certificado ADR do veículo sem validade não poderão ser usados nos países que não tenham subscrito os referidos acordos..
 
Fonte: IMT, I.P.


« voltar