Comunicação ›› Notícias

  • 28/11/2017

Banco de Portugal atualiza Quadros do Setor (QS) e Quadros da Empresa e do Setor (QES)

Os QS para 2016 estão disponíveis para consulta do público em geral e permitem analisar um conjunto de indicadores económico-financeiros por setor de atividade económica (com detalhe que pode ir até aos cinco dígitos da classificação portuguesa das atividades económicas) e classe de dimensão (microempresas, pequenas, médias e grandes empresas).


Esta informação está disponível em formato “pdf” (https://www.bportugal.pt/qesweb/UI/QSApplication.aspx) e em formato eletrónico (no BPstat | Estatísticas online, https://www.bportugal.pt/EstatisticasWeb/sdie.aspx, componente de exploração multidimensional).


Por sua vez, o QES pode ser acedido gratuitamente pelas empresas através da área “Empresas” no sítio institucional do Banco de Portugal (https://www.bportugal.pt/area-empresa), bastando a estas autenticarem-se com as suas credenciais de acesso ao Portal das Finanças. O modo de acesso ao QES está igualmente explicado neste breve vídeo: https://youtu.be/mCipxR52LeU.


O QES baseia-se, fundamentalmente, na informação da IES (Informação Empresarial Simplificada) e possibilita:

  • Obter informação da empresa e do agregado em que esta se insere (setor de atividade e classe de dimensão) para um período de dois anos consecutivos;
  • Identificar o seu posicionamento neste mesmo agregado e efetuar uma análise detalhada de indicadores de Balanço, Demonstração dos Resultados e Fluxos de Caixa;
  • Analisar um conjunto de rácios económico-financeiros para a empresa e para o respetivo agregado, em Portugal e em outros países europeus (Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Itália).
     
A informação contida no QES constitui, reconhecidamente, um importante instrumento de apoio à tomada de decisão para os gestores de todas as empresas.

Para esclarecimentos sobre os quadros apresentados, deverá contactar-se o Banco de Portugal, nomeadamente a Central de Balanços, através do email: centraldebalancos@bportugal.pt.


« voltar