Comunicação ›› Notícias

  • 22/08/2019

(Atualização) País Basco/Navarra: proíbem trafego a pesados no sentido França

(notícia atualizada às 10h00 do dia 23 de agosto)

A ANTRAM acaba de ser informada através das nossas congéneres espanholas GUITRANS e CETM, que o governo basco decretou a proibição de circulação de veículos pesados nas principais estradas de Guipúscoa em direção a França (fronteira de IRUN), devido à realização da cimeira do G7 em Biarritz.
 
Esta proibição estará em vigor das 6h00 do dia 24 de agosto até às 18h00 do dia 26 de agosto e aplica-se a todos os veículos pesados de mercadorias de peso bruto igual ou superior a 7.5ton e sem qualquer tipo de exceção.
 
De acordo com a informação recebida, as autoridades bascas irão efetuar cortes de estrada, nos horários acima indicados, nos seguintes locais:
  • N-1, Etzegarato
  • A-15 Berastegui
  • N-121-A Puntxas, Irún
  • A-8, pedágio Zarautz
De igual modo, as autoridades de Navarra (ver comunicado), anunciaram também, a interdição de circulação de veículos pesados (mais de 7.5ton.) e sem qualquer tipo de exceção, nas cinco vias principais da rede de estradas navarras que conectam directamente com as vias de trânsito para França: autovias do norte (A-1) e Leitzaran (A-15); as estradas N-121-A e N-121-B, Pamplona-França por Behobia e Dantxarinea; N-135 (Pamplona-França, por Valcarlos).
As restrições na rede de estradas  de Navarra encontram-se em vigor das 00h00 de sexta-feira (23 de agosto) até às 18h00 de segunda-feira (26 de agosto).

A única alternativa à passagem de veículos pesados de Espanha para França, será pela AP-7 em La Jonquera.

Alertamos ainda para as restrições em vigor no lado francês e ainda as especificas para a saída 1 Hendaye / Biriatou da A63, devido à realização da cimeira do G7 em Biarritz (veja aqui a informação que a ANTRAM divulgou a 24 de julho, devido à realização da cimeira em Biarritz).

Os veículos afetos ao ADR e transportes especiais em circulação no País Basco, são ainda afetados por restrições à circulação complementares (veja aqui a informação disponibilizada pela congénere).
 
Por último, recordamos a informação que disponibilizamos no nosso site a 8 de agosto relativa à comunicação da DGT espanhola sobre os itinerários alternativos à fronteira de IRUN (de acordo com a comunicação, para veículos pesados somente está disponível a AP-7 em La Jonquera).
Consulte igualmente neste link – o mapa – com os itinerários alternativos.
 
Em alternativa, poderá consultar neste link da página web da DGT espanhola - http://revista.dgt.es/es/noticias/nacional/2019/08AGOSTO/0807-Reunion-G7-y-alternativas-a-circulacion.shtml#.XV6BfXvOUdV – toda a atualidade sobre estas medidas excecionais de regulação/proibição de trafego devido à realização da cimeira do G7 em Biarritz.
 
Fonte: DGT, GUITRANS, CETM – 22-8-2019


« voltar