Comunicação ›› Notícias

  • 28/01/2019

Banco de Portugal – Informação sobre empresas não financeiras

O Banco de Portugal informa que reformulou a informação que presta online sobre as empresas não financeiras portuguesas.

Os Quadros do Setor e Quadros da Empresa e do Setor, que permitem analisar um conjunto de indicadores económico-financeiros por setor de atividade económica e classe de dimensão, são, agora, mais interativos e mais fáceis de consultar.

A nova ferramenta disponibilizada permite aos utilizadores analisarem graficamente os principais resultados publicados, exportarem para Excel os dados e descarregarem um relatório com um conjunto alargado de indicadores sobre as empresas portuguesas.

Os novos quadros, que incorporam já a informação relativa a 2017, apresentam os indicadores organizados por temas, permitindo uma análise sob o ponto de vista, por exemplo, da rendibilidade, do financiamento ou da liquidez, para um período de cinco anos.

De referir que os Quadros do Setor, que podem ser consultados gratuitamente pelo público no site do Banco de Portugal, incluem além da informação já referida, alguns rácios de outros países europeus para cada setor de atividade.

Para se consultarem os Quadros da Empresa e do Setor, de forma gratuita, as empresas devem efetuar a sua autenticação no site do Banco de Portugal. O acesso a esta informação, permite aos gestores, compararem o desempenho da sua empresa com o das empresas do mesmo setor e da mesma classe de dimensão. Nos novos quadros é ainda possível fazer a comparação com outros setores de atividade e/ou classes de dimensão, se as empresas assim o pretenderem.

Em baixo encontra-se um link para um vídeo tutorial sobre os novos Quadros do Setor:
 
Fonte: Banco de Portugal


« voltar