Comunicação ›› Notícias

  • 15/03/2019

Parlamento britânico confirma adiamento do Brexit

(de 9h00 - 28-03-2019)

A guerra aberta no parlamento britânico continua.
O debate desta quarta-feira revelou-se inconclusivo: nenhuma das oito emendas discutidas e votadas reuniu o apoio dos parlamentares. Apenas a alteração da data do Brexit foi consensual, restando agora ao Reino Unido duas datas possíveis de saída: a 22 de maio caso o Acordo de Saída seja aprovado, ou a 12 de abril, caso o mesmo seja rejeitado. 

Estas datas foram estipuladas por Bruxelas a 21 de março, na sequência de um pedido do Governo britânico para uma extensão do artigo 50.º do Tratado de Lisboa.

O Acordo de Saída será brevemente sujeito a votação.

Estaremos atentos ao evoluir desta situação e daremos nota sempre que se justificar.

*****************************************************************************************************************
BREXIT adiado
(de 22.03.2019)
O Conselho Europeu concorda com uma extensão, até 22 de maio de 2019, desde que o Acordo de Saída seja aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana. 

Caso este acordo não seja aprovado, o Conselho Europeu anuiu pela extensão até 12 de abril, esperando que, antes desta data, o governo do Reino Unido indique o caminho a seguir para ser considerado pelo Conselho Europeu.

Logo que nos chegue informação adicional, daremos a respetiva nota.

Todavia, aconselhamos o olhar atento sobre as atualizações que esta notícia possa sofrer.

 
**********************************************************************************************************
(de 15.03.2019)
BREXIT: Impasse no “divórcio” com a U.E. continua


Diante das dificuldades para se chegar a um acordo sobre os termos para a saída do Reino Unido da União Europeia, marcada para o dia 29 de março, os membros do Parlamento britânico votaram nesta quinta-feira pelo adiamento do Brexit.

A moção do Governo propõe que Theresa May negoceie agora com a União Europeia uma extensão da aplicação do artigo 50.º pelo menos até 30 de junho de 2019. Esta extensão será analisada no Conselho Europeu, que irá decorrer em Bruxelas na próxima semana (a 21 e 22 de março).
Em todo o caso, os transportadores portugueses deverão precaver-se e ter em conta o plano de contingência anunciado pelo IMT, I.P. no que diz respeito ao pré-requerimento de autorizações CEMT que terá de ser efetuado até ao final do dia de hoje.

Consulte aqui
o histórico das anteriores notícias publicadas sobre o Brexit.


« voltar