Comunicação ›› Divulgação

Questionário IRU | Substituição de tacógrafos

Recordamos que está em curso o processo de retrofit dos aparelhos de tacógrafo de acordo com o qual, os veículos pesados afetos ao transporte internacional, equipados com tacógrafo digital/analógico, vão ter de efetuar a sua substituição pela versão do tacógrafo inteligente versão 2 (G2V2) até 31 de dezembro de 2024.

Do mesmo modo, os veículos equipados com um tacógrafo inteligente versão 1 (G2V1), vão ter de o substituir por um tacógrafo inteligente versão 2 (G2V2), o mais tardar até  18 de agosto de 2025.
 
Face ao calendário legal, e pelo menos no que à realidade portuguesa diz respeito, este continua a ser um cenário preocupante e de difícil concretização, não só pelos prazos curtos concedidos e pelos poucos centros disponíveis para realização desta substituição, como também pelo elevado esforço económico exigido às empresas com a aquisição destes aparelhos, principalmente numa altura de grandes dificuldades económicas.
 
É por isso muito importante estarmos na posse de dados concretos sobre este processo, pois só perante evidências das grandes dificuldades de proceder ao retrofit é que será eventualmente possível tentar encontrar soluções de mitigação para cumprimento destes prazos junto da Comissão Europeia assim como, sensibilizar o Estado português para que continue a considerar a defesa da prorrogação dos prazos previstos assim como de apoios financeiros a esta transição.
 
Assim, torna-se crucial conseguirmos recolher o maior número de dados fiáveis possíveis sobre esta temática, para reforçar a argumentação e a intervenção política da ANTRAM e também da IRU, junto da União Europeia.
 
Para o efeito, solicitamos a ajuda das empresas Associadas na resposta a um novo questionário preparado pela IRU (em português).
Este será o terceiro questionário sobre o tema e a resposta ao mesmo será deveras importante, pois permitirá comparar com os resultados anteriores e assim demonstrar que possivelmente a evolução neste processo está muito aquém do desejado.
 
Para aceder ao questionário, clique neste link (em português).
Solicita-se que o mesmo seja respondido até ao dia 28 de junho.


« voltar