Comunicação ›› Notícias

  • 19/01/2023

Espanha: introdução de novas portagens

A Diputación Foral de Guipúzcoa volta a implementar portagens em todo o trajeto da A-15 e N-1.
 
Recordamos que no passado, as portagens cobradas nos troços destas duas vias foram consideradas ilegais e as autoridades espanholas foram condenadas a devolver as quantias cobradas aos transportadores.

Apesar das empresas de transportes terem desencadeado processos de solicitação de devolução das portagens pagas indevidamente, as autoridades de Guipúzcoa decidiram avançar com um novo modelo de cobrança de portagens, desta vez, na totalidade do trajeto da A-15 e da N-1.
 
Mais informamos que, pelo menos, uma das Associações profissionais de transportes em Espanha vai desencadear todas as ações legais que sejam necessárias para que estas portagens voltem a ser consideradas ilegais.

Sugerimos, por isso, que as empresas de transportes guardem todas as faturas/justificante de pagamento relativos a estas novas portagens que vão começar a ser cobradas a partir de dia 23 de janeiro.
 
Em síntese:
 
a) Início da cobrança: 23 de janeiro.
 
b) Vias abrangidas: A-15 e N-1 dentro da província de Guipuzcoa (ver mapa aqui).
 
c) Forma de pagamento: O pagamento das portagens será efetuado através do sistema de cobrança de portagens eletrónico -  Via T - ou através de outro equipamento que seja compatível e ainda, registando-se do site da entidade que se encontra encarregue de cobrar estas portagens, associando um cartão bancário à matrícula. Informação adicional neste link.  
 
d) Tarifas a aplicar:  
- veículos entre 3.5ton. e 12ton.: 0.22 €/km
- veículos com ou mais de 12ton.: 0.28 €/km
Ver neste link uma tabela com os troços da A-15 e N-1 sujeitos a cobrança de portagens.
 
e) Sistemas de descontos: encontra-se previsto um sistema de descontos (somente para detentores de dispositivo Via-T ou outro compatível), que irá variar consoante o tipo de motor euro e frequência de passagens. Veja neste link toda a informação.
 
f) Informação adicional disponível neste link.
 
1.1 Portagens nas vias AP-8; AP-1 e A-636 (dentro da região de Guipuzcoa)
 
a) Tarifas aplicáveis em 2023: Ver neste link as tarifas a aplicar nas vias AP-8, AP-1 e A-636.
b)
Ver neste link o sistema de descontos aplicáveis nestas vias (somente Via-T ou outro).
 
Fonte: Guitrans – 19/1/2023


« voltar