Comunicação ›› Notícias

  • 04/11/2021

(Atualização!) Reino Unido – formulário de entrada/testes de covid

(informação atualizada a 29/11/2021)
Os motoristas já não precisam preencher o Formulário de Localizador de Passageiros do Reino Unido (PLF), desde que estejam envolvidos de forma ativa no transporte rodoviário de mercadorias, devendo para o efeito provar que a sua viagem faz parte do seu trabalho (por exemplo, através de uma carta do empregador ou uma nota de remessa da mercadoria/CMR).

Contudo, os motoristas que regressam de férias ou de outro tipo de trabalho (distinto do da condução dos veículos afetos ao transporte de mercadorias) ainda terão que preencher o formulário de entrada online.
 
As novas regras que os motoristas precisam de cumprir ao viajarem para o Reino Unido irão depender se:
- o motoristas se encontra totalmente vacinado (com o certificado UE de COVID-19);
- o motoristas esteve num país de lista vermelha (de momento não existe qualquer país europeu nesta lista) nos 10 dias anteriores à sua chegada ao RU.
 
Atualmente, antes de viajarem para o Reino Unido, os motoristas já não necessitam de preencher o formulário de localização de passageiros nem de agendar testes COVID-19.

(atualizado às 18h00 do dia 30/11/2021)
:
Apesar do anúncio efetuado pelas autoridades britânicas no dia 28 de novembro, os motoristas afetos ao transporte de mercadorias continuam isentos de terem que apresentar teste covid do tipo PCR antes do embarque. Em todo o caso, continuam a ter que cumprir com o esquema de testagem no território britânica desde que permaneçam no mesmo mais de 48h00. Ver as regras nos parágrafos seguintes:

 
Após a chegada ao  Reino Unido, se o motoristas estiver totalmente vacinado não é obrigado a isolar-se na cabine ou a realizar quarentena.
Contudo, se o motorista ficar no Reino Unido por mais de 2 dias, será necessário realizar um teste no dia 2 ou antes do final desse dia.
Se estiver a viajar todos os dias para o RU, deve efetuar um teste pelo menos uma vez a cada 3 dias.
 
Após a chegada ao Reino Unido, se o motoristas não estiver totalmente vacinado e não tiver permanecido num país da lista vermelha nos 10 dias anteriores à sua chegada a Inglaterra:
- Não é obrigado a isolar-se no veículo ou a efetuar quarentena.
- Se ficar no RU por mais de 2 dias, deve efetuar um primeiro teste antes do final do 2.º dia de permanência.
- Se ficar mais de dois dias, deve realizar novo teste entre os dias 3 e 5 e outro entre os dias 6 e 8.
- Se estiver a viajar todos os dias para o RU, deve efetuar um teste pelo menos uma vez a cada 3 dias.

Após a chegada ao Reino Unido, se o motorista tiver permanecido, nos 10 dias anteriores à sua chegada a Inglaterra, em algum país pertencente à lista vermelha, deve efetuar uma quarentena num hotel aprovado pelo governo.


Veja neste link os locais onde os motoristas podem efetuar os testes de forma gratuita.

Veja igualmente neste link, as regras relativas (fonte oficial) aos testes a efetuar pelos motoristas.


OPERAÇÕES DE CABOTAGEM
As empresas da UE envolvidas em operações de cabotagem no Reino Unido e que façam uso do período de 14 dias para realizar operações de cabotagem ilimitadas durante esse período (ver notícia  publicada pela ANTRAM sobre este tema), devem observar que esses motoristas IRÃO precisar fazer o teste de Covid pelo menos uma vez (dia 2) se estiver totalmente vacinado, e 3 vezes (dia 2, dia 5 e dia 8) se se tratar de um motorista não vacinado e permanecendo no UK pelo período completo.
 
As regras acima previstas aplicam-se a motoristas de veículos de mercadorias e outros funcionários de empresas que sejam titulares de licenças comunitárias para o transporte internacional de mercadorias.
 
Fonte: RHA


« voltar