Comunicação ›› Notícias

  • 03/04/2018

A DGT espanhola vai definir a responsabilidade relativa ao acondicionamento da carga

Tal como a ANTRAM anunciou a 26 de março (ver notícia), a partir do próximo dia 20 de maio, as autoridades espanholas irão começar a efetuar inspeções em estrada aos veículos e verificações rigorosas quanto à fixação das cargas.

Neste momento, encontra-se por publicar, uma resolução da Dirección General de Tráfico (DGT) que irá regulamentar o Real Decreto 563/2017, de 2 de junho.
Em concreto, o objetivo da resolução é a clarificação de sobre quem recai a responsabilidade da estiva e amarração. Com essa resolução, será publicado um documento “Ficha de estiva”, adaptado a cada setor especifico de atividade, no qual, o responsável pelo carregamento, certifica que a mercadoria se encontra devidamente estivada.

De acordo com a informação que nos chegou, até que a resolução seja publicada em BOE, a DGT irá dar instruções às Unidades de vigilância de tráfego da Guarda Civil, para que seja estabelecido um período transitório de adaptação ao novo regulamento. Durante esse período, não serão aplicadas coimas.

A ANTRAM irá continuar a acompanhar os desenvolvimentos desta notícia e logo que nos cheguem novidades, não deixaremos de as comunicar.

Por último, voltamos a informar que a ANTRAM encontra-se a preparar ações de formação específica dedicada ao tema - Acondicionamento e Estiva da Mercadoria - direcionada a motoristas e ajudantes, pessoal de armazém, chefe e gestores de tráfego, etc., no formato e-learning e presencial, com uma duração de 35 horas.
Esteja atento! Em breve daremos mais informações sobre esta formação.

 


« voltar