França – Manifestações dos Agricultores
- A situação relativa ao bloqueio da A9/AP7 terminou a meio da tarde nos dois sentidos e a circulação neste trajeto, de momento, ocorre sem constrangimentos.
- Na N125, tal como já tinhamos adiantado no decorrer do dia de hoje, a proibição de circulação mantém-se até novas ordens. Os agricultores permanecerão no local durante esta noite.
- Perto da fronteira França/Itália, encontra-se planeado um protesto social para o dia 21 de novembro, das 10h00 às 17h00, a ocorrer na N7, no sentido Génova (Itália)/Paris (sentido sul/norte).
Fonte: AFTRI
No dia de amanhã, 21 de novembro, pela manhã, procuraremos dar novo ponto de situação sobre o estado de circulação em França e Espanha nas fronteiras com o território francês.
(atualizado às 16h00 de 20 de novembro)
Zona Este
Nievre (58): Presença de manifestantes nas rotundas ou nós de ligação dos seguintes eixos: N7, N151, D978 e D981.
Zona Sul
Alta Garona (31): Proibição de circulação de veículos pesados de mercadorias na RN125 (decreto da câmara municipal).
- Bloqueio de camiões em Pont du Roy (Fos, fronteira espanhola) na RN125.
- Proibição de circulação de todos os veículos pesados de mercadorias na RN125, exceto serviço local no sentido França-Espanha a partir da rotunda de Chaum. Nesta rotunda, estão a dar indicações para se voltar para trás. Recomenda-se percorrer os percursos de longa distância pela A9 via Perthus ou pela A63 via Biriatou.
Aveyron (12): Os agricultores de Aveyron estão determinados a vir para a região de Toulouse, com partida de Rodez que previsivelmente se iniciou às 14h00. Está programado um bloqueio na central eléctrica de Saint Sulpice (81).
Igualmente, está programado um bloqueio em Bressols (82) para o dia de hoje.
Finalmente os agricultores da CR 47 vão para os departamentos 40 e 33 e não para o 31.
Pirenéus Orientais (66): No sentido França-Espanha, a autarquia recomenda, na medida do possível, atrasar as chegadas ou adiar as partidas até ao final do dia.
Em princípio, o acesso a todo o departamento, no âmbito do serviço local com comprovativo (documento de transporte/guia de transporte) será possível.
Após o encerramento aos veículos pesados da RD66 (ex RN116) e a movimentação social dos agricultores na portagem de Boulou, é aconselhável seguir pela grande rede viária, através da RN20 e depois pela A66, A61 e A9 para chegar a Perpignan.
Tarn-et-Garonne (82):
- Sector de Montbartier: há notícias de um possível bloqueio da zona logística de Montbartier.
Prevêem-se grandes perturbações na A62 e A20, bem como nas estradas secundárias.
Zona Sudoeste
- bloqueio de centros logísticos de diferentes grupos de distribuição nos departamentos de Charente (16), Corrèze (19), Gironde (33), Landes (40) e Deux-Sèvres (79), em curso ou ainda a iniciarem-se.
Charente (16), Deux-Sèvres (79) e Vienne (86): Proibição de circulação de camiões na N10 desde a rotunda D910-N10 até ao nó 48 no sentido Poitiers/Bordéus, a partir das 15h30 de hoje.Charente (16): marcha-lenbta de tratores no sentido Futuroscope/Ruffec(16) (pela N10) a partir das 15h00, para bloquear um centro logístico em Ruffec. Será emitida uma ordem regional para desviar o tráfego através da A10 durante a operação.
Lot-et-Garonne (47): Operação de marcha-lenta na D813 em direção a Bordéus e Mont-de-Marsan. Escolta da Gendarmarie planeada durante esta operação;
Presença de 80 manifestantes, 30 tratores com 21 reboques completos na Place Armand Fallières.
Zona Oeste
Côtes d'Armor (22): controlo de veículos na rotunda de Aublette, um cruzamento estratégico prestes a tornar-se a rotunda de todos os protestos.
CHARENTE: Mobilização anunciada a partir das 18h00 do dia 20 de novembro, bloqueio no Scachap Ruffec.
A base do Lidl em Vars e a base do Intermarché em Roullet quinta-feira, 21 de novembro, a partir das 8h30.
(atualizado às 13h20 de 20 de novembro)
Zona Sul
Alta Garona (31):
Proibição de circulação de veículos pesados de mercadorias na RN125 (decreto da câmara municipal)
- Bloqueio de camiões em Pont du Roy (Fos, fronteira espanhola) na RN125.
- Proibição de circulação de todos os veículos pesados de mercadorias na RN125, exceto serviço local no sentido França-Espanha a partir da rotunda de Chaum e
- Recomenda-se que se siga os itinerários de longa distancia: pela A9 via Perthus ou pela A63 via Biriatou.
Os agricultores de Aveyron estão determinados a dirigirem-se para a região de Toulouse, com partida de Rodez prevista para as 14h00.
Existe informação de um possível bloqueio de Bressols 82 para o dia de hoje.
Pirenéus Orientais (66): O movimento continua com poucos manifestantes. O objetivo é conseguir que saiam a meio da tarde. No entanto, existe um engarrafamento no lado espanhol que corre o risco de se espalhar para o lado francês.
No sentido França-Espanha, a autarquia recomenda, na medida do possível, que se atrase as chegadas ou que se adie as partidas até ao final do dia.
Em princípio, o acesso a todo o departamento no âmbito do serviço local com comprovativo (documento de transporte/guia de transporte) será possível.
Após o encerramento aos veículos pesados da RD66 (ex RN116) e com a movimentação social dos agricultores na portagem de Boulou, é aconselhável seguir pela grande rede de estradas: pela RN20 e depois pela A66, A61 e A9 para chegar a Perpignan.
O levantamento do bloqueio está planeado por volta das 14hoo. Os serviços da concessionário Vinci estão a limpar a envolvente da praça de portagens e as autoridades espanholas poderão então libertar os camiões atualmente retidos em La Jonquera.
Por outro lado, os agricultores regressarão pela autoestrada a partir das 14h00 em direção a Perpignan, escoltados pela gendarmaria para se dirigirem à Câmara Municipal, onde têm encontro marcado.
Zona Sudoeste
Na zona Sudoeste, nos departamentos de Charente (16), Deux-Sèvres (79) e Vienne (86), a circulação de veículos pesados está proibida na N10 no sentido Poitiers/Bordéus, a partir das 15h30 de hoje.
Aquitânia (33): Os agricultores de Lot-et-Garonne (47) dirigem-se para Bordéus e outros para Landes (40) para bloquear a base logística dos Scalandes. Os centros de alimentação são os alvos.
Limousin (87): Prevêem-se abrandamentos significativos na autoestrada A20 a norte de Brive, entre os nós 47 e 48, na sequência do bloqueio das rotundas na zona de Escudier (STEF/TFE/Primever/Mericq depot).
Zona Oeste
Indre (36): Neste momento, não se verifica nenhuma ação de manifestação.
Consulte nos seguintes websites o estado do trânsito em tempo real:
França:
- https://www.vinci-autoroutes.com/fr/autoroutes-temps-reel/
- https://www.bison-fute.gouv.fr/maintenant.html
Espanha:
- Catalunha:
https://cit.transit.gencat.cat/cit/AppJava/views/incidents.xhtml
- País Basco:
https://www.trafikoa.euskadi.eus/wps/portal/trafico/incidenciasTrafico
- restante território: https://infocar.dgt.es/etraffic/
A ANTRAM manter-se-á atenta a esta situação e logo que nos sejam facultados novos detalhes efetuaremos a devida atualização a esta informação.
(atualizado às 11h00 de 20 de novembro)
De acordo com asmais recentes informações, estão previstas ações de bloqueio que poderão perturbar o trânsito em diversos setores a nível nacional.
- Haute - Garonne: A RN125 foi encerrada às 7h00 desta manhã, a veículos pesados de mercadorias no sentido França-Espanha devido às manifestações agrícolas, estando previstas áreas de estacionamento em Espanha e sem acesso ao Portillon passar.
- Le Boulou: O bloqueio da praça de portagem de Perthus (Le Boulou) mantem-se na A9, bloqueando todas as faixas em ambos os sentidos entre França e Espanha.
Do lado espanhol, a AP-7 também se encontra muito afetada.
- um desvio na direção Espanha - França, foi operacionalizado em Narbonne.
- A fronteira de Perthus (A9) está completamente bloqueada no sentido Espanha-França, obrigando os veículos pesados a contornar Cerdagne, aumentando o tráfego através do túnel de Puymorens e da RN20.
- Le Boulou n°43 entrada e saída não recomendada.
França:
- https://www.vinci-autoroutes.com/fr/autoroutes-temps-reel/
- https://www.bison-fute.gouv.fr/maintenant.html
Espanha:
- Catalunha:
https://cit.transit.gencat.cat/cit/AppJava/views/incidents.xhtml
- País Basco:
https://www.trafikoa.euskadi.eus/wps/portal/trafico/incidenciasTrafico
- restante território: https://infocar.dgt.es/etraffic/
A ANTRAM manter-se-á atenta a esta situação e logo que nos sejam facultados novos detalhes efetuaremos a devida atualização a esta informação.
ÚLTIMA HORA SOBRE OS PROTESTAS DOS AGRICULTORES FRANCESES
De acordo com o Serviço de Trânsito Catalão, neste momento, registam-se os seguintes incidentes:
- Corte de estrada no Valle de Aran, teoricamente até às 18:00 horas.
- Neste momento a única passagem fronteiriça de Espanha para França transitável é através de Puigcerdà em direção a norte pela RN-20 (direção a Foix). A D66 também se encontra cortada.
- A auto-estrada AP-7 mantém-se encerrada na passagem por La Jonquera (Girona), na fronteira com França, devido ao bloqueio da A9 por agricultores franceses no âmbito da campanha de protesto que se alastrou desde ontem à tarde.
Segundo o Serviço de Trânsito Catalão (SCT), como resultado destes efeitos, estão a ser feitos desvios para a N-II, em Llers no sentido norte, pela saída 3, e na em La Jonquera em direção ao sul, saída 1.
A autoestrada AP-7 continua encerrada na fronteira francesa.
A SCT alerta ainda que os lugares de estacionamento para camiões entre Hostalric e La Jonquera estão agora com lotação máxima e que os parques de estacionamento destes veículos em La Roca e Martorell, na província de Barcelona, continuam abertos.
Bloqueio de portagens de Le Boulou
Os Mossos d'Esquadra alertaram na rede social os condutores que têm de circular nas estradas de Girona em direcção a França.
Cerca de vinte tractores e cerca de uma centena de pessoas bloquearam a portagem de Le Boulou, na auto-estrada A9, a partir do meio-dia do dia de ontem, para impedir a circulação de camiões provenientes de Espanha, embora tenham saído de uma faixa para permitir a circulação de automóveis de passageiros que entram em França pela AP-7.
O Governo francês diz que o bloqueio “não é aceitável”
A ministra da Agricultura francesa, Annie Genevard, alertou esta terça-feira que o bloqueio da fronteira espanhola de La Junquera, bem como outras ações violentas do sindicato agrícola Coordenação Rural (CR) contra pessoas e bens “não são aceitáveis”.
Em entrevista ao canal público de televisão France 2, Genevard sublinhou, dirigindo-se ao CR, que “atacar propriedades, pessoas, bloquear permanentemente o país, não é aceitável”, e referiu-se explicitamente aos danos que causaram e ao “bloqueio de a fronteira espanhola.”
Tal como já tinhamos adiantado esta manhã, a IRU em comunicado esta manhã, condena veementemente os bloqueios de estradas em França que perturbam o comércio da UE e colocam os motoristas em perigo.
Consulte nos seguintes websites o estado do trânsito em tempo real:
França:
- https://www.vinci-autoroutes.com/fr/autoroutes-temps-reel/
- https://www.bison-fute.gouv.fr/maintenant.html
Espanha:
- Catalunha:
https://cit.transit.gencat.cat/cit/AppJava/views/incidents.xhtml
- País Basco:
https://www.trafikoa.euskadi.eus/wps/portal/trafico/incidenciasTrafico
- restante território: https://infocar.dgt.es/etraffic/
A ANTRAM manter-se-á atenta a esta situação e logo que nos sejam facultados novos detalhes efetuaremos a devida atualização a esta informação.
Fonte: Agência EFE Barcelona/IRU/CETM
Tal como temos vindo a anunciar, os agricultores franceses bloqueiam desde a tarde de ontem, a fronteira entre Espanha e França. Neste momento já se verificam dezenas de quilómetros de veículos parados (os agricultores montaram o bloqueio na estação de portagens de Le Boulou).
(atualizado às 23h00, as13h00 e às 14h30 do dia 19/11/2024)
(situação às 23h00)
Zona Sul
Consulte nos seguintes websites o estado do trânsito em tempo real:
França:
- https://www.vinci-autoroutes.com/fr/autoroutes-temps-reel/
- https://www.bison-fute.gouv.fr/maintenant.html
Espanha:
- Catalunha:
https://cit.transit.gencat.cat/cit/AppJava/views/incidents.xhtml
- País Basco:
https://www.trafikoa.euskadi.eus/wps/portal/trafico/incidenciasTrafico
- restante território: https://infocar.dgt.es/etraffic/
A ANTRAM manter-se-á atenta a esta situação e logo que nos sejam facultados novos detalhes efetuaremos a devida atualização a esta informação.
(situação às 13h00) A nossa congénere espanhola (CETM), acaba de nos informar que, através de uma comunicação recebida há momentos da Servei Català de Trànsit, registam-se os primeiros movimentos de protesto de agricultores franceses, que estão a decorrer na fronteira entre Espanha e França em Le Boulou, autoestrada AP-7/A-9. Toda a informação do trafego em tempo real em: https://mct.gencat.cat/
É por isso muito provável que ocorram interrupções à circulação e as autoridades recomendam que, dentro do possível, que se evite esta rota e se procure rotas alternativas para entrar em França.
Hoje, entre outras ações em todo o país, está prevista uma manifestação na fronteira franco-espanhola, perto de Perpignan, onde os agricultores esperam permanecer vários dias.
O sindicato da Coordenação Rural está a organizar manifestações desde esta terça-feira e indicou que está disposto a “bloquear o transporte de alimentos” a partir desta quarta-feira.
(ponto de situação às 14h00) Estado de circulação rodoviária nas restantes regiões francesas:
Zona Ile-de-França
- Essonne (91): manifestação a decorrer junto a câmara municipal.
Zona Norte
- Ei (60): manifestação a decorrer junto ao gabinete francês da biodiversidade.
- Pas-de-Calais (62): encerramento da N25 (saída de Arras), nos 2 sentidos de circulação.
Zona Este
- Ardenas (08): manifestação a decorrer junto da câmara municipal de Charleville-Mézières.
- Mosela (57): está prevista uma marcha lenta de tratores na A4 no sentido Estrasburgo-Paris, em Puttelange-aux-Lacs. As saídas de Farébersviller e Phalsbourg estão bloqueadas nas duas vias de trânsito. Prevê-se que este bloqueio termine às 23h20 do dia de hoje.
- Saône-et-Loire (71): bloqueio na rotunda da Europa.
- Vosges (88): Manifestação dos agricultores junto à prefeitura e subprefeituras.
Zona Sul
- Ariège (09): encerramento do túenl de Foix, entre as 19h00 e as 00h30. Desvio alternativo no local.
- Gard (30): em Nîmes, “filtragem” de veículos pesados de mercadorias na portagem oeste de Nîmes até às 20h00.
- Gers (32): Chegada de uma manifestação de tratores à Place de la Libération.
- Hérault (34): Reunião de agricultores em frente à portagem de Béziers Ouest e depois será efetuada uma operação “marcha-lenta” na auto-estrada A9 para Narbonne Sul.
- Tarn-et-Garonne (82): Reabertura dos dois nós 65 e 66 da A20 às 23h45 de segunda-feira, 18 de novembro.
Zona Sudoeste
- Dordonha (24): manifestantes (cerca de 20 tractores, 9 contentores cheios de resíduos e cerca de 30 agricultores) em protesto em frente à câmara municipal de Périgueux, desde as 10 horas.
- Gironda (33): Operações de “marcha-lenta” (presença de tratores) na N230 (anel viário de Bordéus) das 6h30 às 19h00.
- Lot-et-Garonne (47): algunsconstrangimentos em diversos locais como: Saint-vincent-de-lamont; Port-sainte-Marie et Sainte-Livrade; Marmande; Saint-Antoine de Ficalba; Clermont-Dessous.
Recordamos que a Federação Nacional Francesa dos Sindicatos de Agricultores (FNSEA), organização maioritária do sector, e a JA apelaram à mobilização nacional a partir desta segunda-feira e até meados de Dezembro.
Consulte nos seguintes websites o estado do trânsito em tempo real:
França:
- https://www.vinci-autoroutes.com/fr/autoroutes-temps-reel/
- https://www.bison-fute.gouv.fr/maintenant.html
Espanha:
- Catalunha:
https://cit.transit.gencat.cat/cit/AppJava/views/incidents.xhtml
- País Basco:
https://www.trafikoa.euskadi.eus/wps/portal/trafico/incidenciasTrafico
- restante território: https://infocar.dgt.es/etraffic/
A ANTRAM manter-se-á atenta a esta situação e logo que nos sejam facultados novos detalhes efetuaremos a devida atualização a esta informação.
As manifestações de agricultores iniciaram-se este fim de semana, verificando-se alguns constrangimentos rodoviários em diversas regiões francesas.
Para este inicio de semana, os sindicatos agrícolas comprometeram-se, no entanto, a limitar os inconvenientes para os cidadãos, nomeadamente evitando o bloqueio de estradas, ao mesmo tempo que sensibilizam o público para os desafios que o sector agrícola enfrenta.
Para esta segunda-feira, 18 de novembro e próximos dias, veja em baixo, os principais locais onde se já encontram e onde irão decorrer as manifestações:
Ile-de-France
Estão previstos cerca de uma centena de tratores agrícolas que irão percorrer as seguintes rotas até um ponto de encontro na base aérea de Vélizy-Villacoublay (78):
- RN12, D446 e D117 (de Houdan (78) a Vélizy (78));
- A10 e N118 da portagem de Longvilliers (78) a Vélizy (78);
- N20 de Étampes (91) no cruzamento com a N104 e depois com a A10;
- D74 em Auvernaux (91), D17 e D117 até ao cruzamento com a D19 nas comunas de Brétigny-sur-Orge (91) e Egly (91).
São esperados cerca de uma centena de tratores na N118, em direção a Paris, perto de Vélizy-Villacoublay, entre as 17h00 de domingo e as 14h00 de segunda-feira.
O trânsito neste eixo, em direção à capital, poderá ser gravemente perturbado.
Se possível, deve-se evitar este setor durante a manhã desta segunda-feira, 18 de novembro, dando prioridade a outros itinerários de e para Paris.
Bretanha
As organizações agrícolas estão a planear ações simbólicas a partir das 18h00 desta segunda-feira, 18 de novembro, em eixos estratégicos de trânsito, como rotundas ou locais públicos com nomes ligados à Europa (ruas, avenidas, avenidas, Places de l’Europe, etc.), bem como nas prefeituras e câmaras municipais.
São igualmente esperados constrangimentos nos seguintes departamentos:
- 22, 29 e 35: FDSEA
- 56: Coordenação Rural
PAÍS DO LOIRE
- Mayenne: São esperadas perturbações na Ponte Europa em Laval.
NOVA AQUITÂNIA
- Charente: “desfile” de tratores agrícolas na rotunda do Girac, em Angoulême.
Está previsto um bloqueio da Avenue de l'Europe agendado para as 10h00 desta segunda-feira.
- Charente-Maritime: As principais mobilizações estão programadas para esta segunda-feira, dia 18, e na terça-feira, dia 19, entre as 17h00 e as 20h00, com ações em diferentes rotundas.
Os agricultores irão com os seus tratores até às rotundas, nomeadamente em Royan, Villedoux, Saint-Jean d'Angély, Pons e Tonnay Charente para acender fogueiras.
- Vienne: Os agricultores planeiam bloquear o Scachap em Ruffec na próxima quarta-feira, 20 de novembro.
Os manifestantes planeavam chegar ao local à noite e bloquear o acesso ao Scachap.
- Deux-Sevres: Esta segunda-feira, 18 de novembro, os agricultores estão a planear direcionar as suas ações para Niort. Os “desfiles” de tratores reunir-se-ão na rotunda L’Acclameur e na rotunda Espace Émeraude (em Échiré, route de Parthenay, a partir de Niort).
- Charente: Mobilização anunciada a partir de 20 de novembro, ainda sem muitos detalhes.
CENTRO LOIRE VAL
- Loiret: Em Orleães, verificam-se constrangimentos na Pont de l'Europe.
OCCITANIE
- Pirineus Midi: possível bloqueio na fronteira franco-espanhola, na autoestrada A9, perto de Perthus, a partir das 14h00 do dia 19 de novembro.
- Haute-Garonne: agendado para o dia 20 de novembro, um bloqueio em Fos na RN125.
AURA
a) Loire: Estabelecimento de marchas-lentas de tratores:
- em direção à subprefeitura de Roanne, a ter inicio às 20h00, desta segunda-feira, com saída da rotunda Carrefour Mably.
- em direção à sub-prefeitura de Montbrison, a ter inicio às 20h00, desta terça-feira, com saída da lagoa de Savigneux.
- em direção à Câmara Municipal de Saint-Etienne, a ter inicio às 20h00, desta quarta-feira, com saída do parque de estacionamento do estádio Geoffroy-Guichard.
b) Haute Loire: manifestações nas ruas de Le Puy, que tiveram inicio às 9h00 desta segunda-feira, 18 de novembro.
c) Puy de Dôme: Estão programadas o acendimento de fogueiras para o final do dia de hoje, 18 de novembro, nas rotundas ou nas subprefeituras de Issoire, Riom e Thiers.
GRAND EST
- Alsácia: Em Estrasburgo, a ponte Europa-Kehl estará completamente bloqueada esta segunda-feira, 18 de novembro, das 15h00 às 21h00, com dificuldades de trânsito nas estradas principais a partir das 12h00, devido ao facto de os agricultores chegarem à ponte a partir das suas explorações agrícolas.
ARDENNES
Ação na fronteira belga por parte dos Jovens Agricultores. Isto implica a instalação de uma barreira de controlo a partir das 10h00 desta segunda-feira, 18 de novembro.
Os locais selecionados são a fronteira com Bouillon (província do Luxemburgo, na Bélgica), bem como a zona fronteiriça de Gué-d'Hossus (sector francês, a norte de Rocroi), que dá acesso às comunas belgas de Chimay, Couvin e Philippeville (província de Namur). Não se tratará de identificar veículos pesados de mercadorias. Estes camiões estarão sujeitos apenas a “controlos” quanto ao contrato de transporte internacional rodoviário de mercadorias (CMR) e da origem dos seus produtos (produtos agrícolas). Trata-se de “oposição à importação de produtos agrícolas de fora da UE.
Consulte nos seguintes websites o estado do trânsito em tempo real:
França:
- https://www.vinci-autoroutes.com/fr/autoroutes-temps-reel/
- https://www.bison-fute.gouv.fr/maintenant.html
Espanha:
- Catalunha: https://cit.transit.gencat.cat/cit/AppJava/views/incidents.xhtml
- País Basco: https://www.trafikoa.euskadi.eus/wps/portal/trafico/incidenciasTrafico
- restante território: https://infocar.dgt.es/etraffic/
A ANTRAM manter-se-á atenta a esta situação e logo que nos sejam facultados novos detalhes efetuaremos a devida atualização a esta informação.
Fonte: FNTR/AFTRI
(atualizado às 8h50 de 16/11/2024)
De acordo com a última informação que nos chegou, os agricultores franceses, a partir do dia 18 de novembro, vão começar a reunir-se num determinado local da RN118, perto da base aérea de Vélizy-Villacoublay. São esperados cerca de 100 tratores.
Estas operações terão início às 16h00 de domingo, 17 de novembro, sendo que, o trânsito na RN118, no sentido província-Paris, será fortemente afetado a partir das 17h00 e até ao final da tarde de segunda-feira.
Para mais informações: https://www.yvelines.gouv.fr/Actualites/Manifestation-agricole-des-perturbations-attendues-sur-la-RN118-a-partir-de-dimanche
No dia 18 de novembro, mas na cidade de Estrasburgo, a ponte Europa-Kehl, que liga a França à Alemanha, será totalmente bloqueada entre as 15h00 e as 21h00/22h00. Os agricultores planeiam deixar as suas explorações agrícolas por volta das 12 horas para chegar à ponte através de autoestradas e estradas principais, o que causará problemas de trânsito ao longo de todo o percurso. Mais informações: https://www.bas-rhin.gouv.fr/Actualites/Fil-d-actualite/Manifestation-des-agriculteurs-difficultes-de-circulation-ce-lundi-18-novembre
No dia 19 de novembro de 2024, tal como já tinhamos anunciado na quinta-feira passada, os agricultores planeiam uma concentração em Boulou. Será instalado um bloqueio com tratores agrícolas na portagem da A9 no sentido Espanha-França, incluindo também, um bloqueio com veículos pesados de mercadorias.
Outras ações estão previstas para diversas regiões da França, com recurso a manifestações em frente a prefeituras, bloqueios de rotundas e estradas e algumas plataformas logísticas também poderão ser afetadas.
Estas ações de protesto, poderão durar até meados de dezembro.
A ANTRAM manter-se-á atenta a esta situação e logo que nos sejam facultados novos detalhes daremos nota.
Fonte: AFTRI
(inserido a 14/11/2024)
Os agricultores franceses anunciaram uma nova onda de protestos na próxima semana, com início para o dia 19 de novembro.
Está previsto que os manifestantes bloqueiem a grande praça de portagens de Boulou, na A9, no sentido Espanha-França.
A ANTRAM manter-se-á atenta a esta situação e logo que nos sejam facultados novos detalhes daremos nota.
Fonte: FNTR, da Préfecture des Pyrénées-Orientales
« voltar