Comunicação ›› Notícias

  • 09/03/2020

Covid: Recomendações/Orientações

(atualizado às 10h00 do dia 09 de julho de 2021)

A ANTRAM tem estado a acompanhar de perto a evolução da situação do COVID-19, efetuando sempre que se justifica, atualizações a esta informação no Site ANTRAM.

- Informações/Recomendações/Orientações


A EU-OSHA lançou dois novos guias que explicam os desafios que enfrentam os trabalhadores no regresso ao trabalho após a COVID-19, tanto na sua forma aguda como quando os sintomas se prolongam, também conhecida como COVID prolongada. Propõem aos gestores e aos trabalhadores soluções simples para a gestão do regresso ao trabalho. 
Direcionado a trabalhadores ou a gestores, cada um dos guias oferece conselhos práticos sobre como manter o contacto durante a baixa por doença, a entrevista de regresso ao trabalho, medidas eventualmente necessárias como, por exemplo, ajustamentos temporários do horário de trabalho ou das funções, e onde obter ajuda.

1. Guia de regresso ao trabalho após a COVID-19 e COVID prolongada para trabalhadores em recuperação
2. Guia de regresso ao trabalho após a COVID-19 e COVID prolongada para gestores
3. COVID-19: Recursos para o local de trabalho

Para mais informações:
Ponto Focal Nacional da EU-OSHA | Telefone: 239 400 012 | Email: pfn.eu-osha@act.gov.pt


Os motoristas que regressem de áreas afetadas e apresentem sintomas tais como febre, tosse ou dificuldade respiratória devem contactar o SNS24 – 808 24 24 24.

Procedimentos para Portos e viajantes por via marítima

- Consultar a Orientação n.º 5 da DGS

- Porto de Leixões: Plano de Contingência para o COVID-19
Clique aqui para consultar o plano deste porto

- Porto de Lisboa: Plano de Contingência para o COVID-19
Ao abrigo do Regulamento Sanitário Internacional, e sendo o Porto de Lisboa um Porto Designado, foi elaborado um Plano de Contingência para Emergências de Saúde Publica de
Âmbito Nacional.

Este plano tem como objetivo garantir a articulação e harmonização de procedimentos entre as várias Autoridades do Porto de Lisboa, de forma a dar uma resposta eficaz a uma eventual situação de COVID-19 que se venha a verificar a bordo de um navio que se encontre ou venha a entrar no Porto, ou nas instalações portuárias.

Este plano poderá ser atualizado, estando sempre disponível a última versão no portal da APL: http://www.portodelisboa.pt/portal/pls/portal/docs/1/7548073.PDF
O Porto de Lisboa tem, desde a primeira hora, articulado a sua atuação com a Autoridade de Saúde Local, e cumprido todas as orientações específicas da Direção Geral da Saúde para portos e viajantes por via marítima ( https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0052020-de-26022020-pdf.aspx).

Mantenha-se informado a possíveis atualizações que esta notícia possa sofrer.

Fonte: IRU/AISOE/ANTRAM/ANITA/DGS/EU-OSHA






« voltar