Covid: Recomendações/Orientações
(atualizado às 11h30 do dia 10-novembro-2020)
A ANTRAM tem estado a acompanhar de perto a evolução da situação do COVID-19, efetuando sempre que se justifica, atualizações a esta informação no Site ANTRAM.- Informações/Recomendações/Orientações
- Recomendações para adaptar os locais de trabalho por setor de atividade e proteger os trabalhadores
- DGS: Guia de Recomendações por tema e setor de atividade
- Comissão Europeia: Orientações sobre os trabalhadores sazonais no contexto da pandemia do Covid-19
- União Europeia aprova extensão dos prazos de validade dos documentos/certificados: Veja aqui a notícia que publicamos no site sobre esta matéria.
- COVID-19: DG MOVE agrega informação em plataforma online (informação adicional neste link)
- Conselhos práticos da Comissão Europeia: dirigidos aos Estados-membros, sobre a gestão das fronteiras, de forma a garantir que se mantenha a circulação de mercadorias em toda a U.E. durante a atual crise pandémica (informação adicional neste link).
- "Galileo Green Lane”: A Agência Europeia do GNSS (GSA) desenvolveu uma aplicação para Smartphones (de momento apenas funcional em Android) denominada por - Galileo Green Lane – que informa os motoristas/empresas sobre o tempo de espera nos 187 pontos de passagem fronteiriços na Europa (informação adicional neste link).
- Recomenda-se que, previamente à saída dos veículos para Itália ou qualquer outro país, se entre em contacto com os clientes de destino com o intuito de se verificar se os locais de carga ou descarga continuam operativos;
- Orientações sobre a recolha de dados de saúde dos trabalhadores (Comissão Nacional de Proteção de Dados)
- As empresas com motoristas afetos ao transporte internacional devem seguir as recomendações e orientações publicadas pelos diversos organismos envolvidos na disseminação do vírus:
Os motoristas que regressem de áreas afetadas e apresentem sintomas tais como febre, tosse ou dificuldade respiratória devem contactar o SNS24 – 808 24 24 24.
Procedimentos para Portos e viajantes por via marítima
- Consultar a Orientação n.º 5 da DGS
- Porto de Leixões: Plano de Contingência para o COVID-19
Clique aqui para consultar o plano deste porto
- Porto de Lisboa: Plano de Contingência para o COVID-19
Ao abrigo do Regulamento Sanitário Internacional, e sendo o Porto de Lisboa um Porto Designado, foi elaborado um Plano de Contingência para Emergências de Saúde Publica de Âmbito Nacional.
Este plano tem como objetivo garantir a articulação e harmonização de procedimentos entre as várias Autoridades do Porto de Lisboa, de forma a dar uma resposta eficaz a uma eventual situação de COVID-19 que se venha a verificar a bordo de um navio que se encontre ou venha a entrar no Porto, ou nas instalações portuárias.
Este plano poderá ser atualizado, estando sempre disponível a última versão no portal da APL: http://www.portodelisboa.pt/portal/pls/portal/docs/1/7548073.PDF
O Porto de Lisboa tem, desde a primeira hora, articulado a sua atuação com a Autoridade de Saúde Local, e cumprido todas as orientações específicas da Direção Geral da Saúde para portos e viajantes por via marítima ( https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0052020-de-26022020-pdf.aspx).
Mantenha-se informado a possíveis atualizações que esta notícia possa sofrer.
Fonte: IRU/AISOE/ANTRAM/ANITA/DGS
« voltar