Formulário A1: alterações no preenchimento
A Segurança Social confirmou à ANTRAM que, desde o dia 27 de março, altura em que começaram a ser desenvolvidos novos templates relativos ao projeto da acessibilidade na aplicação DLA da Segurança Social, foram detetadas várias anomalias graves que acabaram por impactar com inúmeras funcionalidades desta aplicação, sendo a colocação das percentagens relativo ao serviço prestado em cada país da União Europeia + EEE, para efeitos de emissão do certificado A1, um dos erros apontados.
A equipa técnica de suporte à SSD/DLA encontra-se desde essa data a tentar solucionar todas as anomalias reportadas.
De acordo com os serviços responsáveis por esta área na Segurança Social, lamentavelmente, ainda não há qualquer alternativa aplicacional, tendo que as empresas, até que o formulário seja novamente corrigido, optar por colocar sempre uma % em todos os países, ainda que esta seja de forma aleatória e não venha a corresponder à realidade, pois só assim será possível dar continuidade ao pedido.
Prevê-se que a resolução desta situação ocorra após o dia 16 de abril pelo que, outra alternativa, será as empresas apenas procederem ao pedido de emissão do formulário A1 a partir dessa data.
Mais informamos que, a Segurança Social garantiu tudo estar a fazer para tentar que esta situação seja resolvida ainda antes da data indicada, pelo que, caso tal aconteça, comunicaremos ao universos Associativo.
Recordamos que o formulário A1, emitido através do site da Segurança Social Direta, a pedido das empresas, deverá acompanhar os motoristas no âmbito da realização de transportes internacionais.
« voltar